Contente
Quantas vezes você percebeu que os tornozelos das suas meias ou a gola do seu casaco de tricô ficaram esticados depois de terem sido utilizados apenas algumas vezes? Tente colocar um elástico invisível fino conforme a peça é tricotada para mantê-la ajustada mesmo após vários usos. Os produtos mais novos são feitos de elastano, a mesma fibra que a lycra, um material fácil de utilizar e que não altera o tamanho dos pontos. Diga adeus às meias flácidas e às golas e punhos esticados.
Instruções
O elástico invisível mantém as peças de tricô ajustadas com perfeição (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Utilize o elástico junto com a lã normalmente usada para obter os melhores resultados. Dê um nó em ambos os fios e tricote o número de pontos necessários para criar o punho ou outro projeto que precise do elástico.
-
Tricote o ponto sanfona como de costume, utilizando ambos os fios. O elástico é indetectável, mesmo se ele passar para o lado direito do tricô. Continue o processo até completar a área que precisa do reforço com elástico.
-
Corte a lã e o elástico, deixando cerca de 7,5 cm. Termine de tricotar apenas com a primeira, certificando-se de amarrar o novo fio de lã tanto ao antigo quanto ao elástico. Dê um nó no elástico para evitar que ele desfie no futuro.
-
Finalize o projeto como de costume, colocando o elástico onde for necessário.
Dicas
- É possível costurar o elástico invisível em um projeto finalizado, caso precise de um suporte adicional. Para fazer isso, desvire a roupa. Insira um fio de elástico em uma agulha de costura comum, faça um ponto para fixá-lo na área e costure anéis de elástico nos pontos existentes. Puxe levemente, se necessário, para deixar a roupa no formato original e finalize, costurando algumas vezes sobre o mesmo ponto antes de cortar o elástico.
O que você precisa
- Elástico invisível para tricô
- Lã para o seu projeto
- Agulhas de tricô
- Tesoura