Contente
Os treinamentos são a base do sucesso no vôlei juvenil. Favorecendo o básico do jogo, os treinamentos ensinam técnica, estilo e execução das posições do vôlei. No treinamento de jovens, estes treinamentos devem ser interessantes, transformando a rotina de recepção, levantamento e cortada em uma competição ou jogo. Isto ajuda os jogadores a se tornarem um time, aprendendo o básico com a ajuda dos companheiros de equipe.
Instruções
Ensine os jogadores a recepcionar (happy teen playing in volleyball image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)-
Dê a cada jogador uma bola e peça para treinarem levantamento individualmente na direção do teto. Toque música para motivá-los, pausando em intervalos aleatórios para fazer os jogadores trocarem entre levantamentos altos e baixos. Isto ajuda a melhorar a consistência e eficácia do levantamento. Este treino também é eficaz com a recepção.
-
Toque uma música rápida enquanto os jogadores correm pela quadra. Quando a música parar, todos devem se jogar como se fossem recepcionar a bola, mergulhando com os braços esticados. Transforme o exercício em uma competição conforme os jogadores progridam, tirando da quadra o último jogador a se jogar a cada parada. Este exercício permite que os treinadores observem a postura de cada jogador e aumenta as chances de um deles realizar este movimento.
-
Alinhe os jogadores e peça para eles sacarem a bola por cima da rede. Se não conseguirem, faça uma linha mais perto da rede para eles sacarem, puxando-os para trás aos poucos, conforme ganham força. Ensine-os a sacar progressivamente, deixando que eles pratiquem força e mira. Deixe os jogadores sacarem de ambos os lados para aumentar sua habilidade ou faça um time no qual os jogadores recepcionem bolas sacadas.
Dicas
- Ensine as habilidades do vôlei em etapas, fazendo os jogadores trabalharem sozinhos, com um parceiro e, após certo tempo, com o time para aprender o básico. Observe os treinos e guie aqueles que tiverem alguma dificuldade ou estiverem fazendo algo errado. Mantenha as aulas curtas para manter a atenção e dê exemplos visuais dos movimentos para que eles entendam melhor. Sempre seja positivo em sua instrução.
- Rotacione os treinos para fortalecer os braços dos jogadores.
Aviso
- Não use intimidação para treinar.