Contente
Lhasa apsos geralmente são vistos como cães fofos e bonitinhos. Entretanto, eles também são extremamente inteligentes e respondem muito bem a comandos. Assim como com qualquer outra raça de cachorro, começar a treinar seu lhasa apso desde cedo será melhor. Cães mais velhos podem ser treinados usando os mesmos tipos de técnicas; mas pode levar mais tempo, já que eles podem já estar acostumados com suas maneiras menos agradáveis. Além disso, lhasa apsos exigem tosa regular, então é muito importante treiná-los para estarem preparados para as visitas ao pet shop.
Instruções
Começar a treinar seu lhasa apso desde cedo deixará o processo muito mais fácil (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Mantenha seu filhote de lhasa apso em um quarto onde ele tenha acesso a um tapete higiênico ou a jornais onde possa urinar, principalmente à noite, já que filhotes possuem bexigas pequenas e podem não ser capazes de segurar a urina durante toda a noite. Quando o filhote estiver treinado para usar o tapete ou o jornal, leve o tapete ou folha de jornal usados para a rua e mostre que lá é que ele deve ir. Pode levar algum tempo para que o cachorro se acostume à ideia de ir ao banheiro do lado de fora.
-
Comece a ensinar ao seu lhasa apso os comandos básicos como "sentado", "fica", "vem", "volta" e "abaixado" quando ele ainda for bem novo. Declare o comando que você quer que ele siga firmemente e dê a ele uma recompensa quando a tarefa for completada. O reforço positivo é extremamente importante quando estiver treinando seu lhasa.
-
Coloque uma coleira no cachorro e tente andar pela casa. Treinar seu lhasa apso com a coleira é muito importante, porque ele precisa se sentir confortável com o fato de ir passear. Além disso, levar seu lhasa para caminhar irá ajudá-lo a se socializar com outros cães. Tenha recompensas com você durante os passeios para reforçar o comportamento positivo.
-
Prepare seu lhasa apso para idas ao pet shop tocando muito dele. Ele precisará se acostumar com a ideia de ser tocado no rosto, nos pés e no corpo no pet shop. Além disso, é indispensável que ele aprenda a ficar parado ao se preparar para a tosa.
-
Não desencoraje o lhasa apso por seus comportamentos naturais, como ser desconfiado com estranhos e protetor com sua família. Esses traços são fortes nessa raça e parte do que a faz um excelente animal de estimação.
Dicas
- Seja paciente enquanto tenta treinar um lhasa apso de qualquer idade. O treinamento leva algum tempo, mas se você for firme e lhe der recompensas pelos bons comportamentos, não deve ter qualquer problema.
O que você precisa
- Petiscos para cães
- Tapetes higiênicos ou jornal