Contente
De acordo com o site Mayo Clinic, você tem uma chance de 3 em 100 de ter uma gravidez múltipla. Antes do parto, o seu médico poderá detectar se tem mais de um bebê. Um exame de sangue ou mais de um batimento cardíaco podem ser indicadores de mais de um feto. Durante a gravidez, pode parecer como se tudo estivesse normal, então, em um fenômeno raro conhecido como a síndrome do gêmeo desaparecido, um dos fetos se perde.
Feto (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)
Cenário
Durante seu primeiro trimestre, o seu médico poderá determinar se tem mais de um feto. Você pode fazer uma visita e descobrir que tem gêmeos. Na próxima visita, apenas um feto ou um batimento cardíaco são notados. O seu médico também pode observar um declínio drástico dos níveis hormonais, o que é um forte indício que teve uma perda. De acordo com o site da Mayo Clinic, não existe razão específica sobre porque perdeu um dos fetos. Algumas explicações possíveis podem ser anormalidades cromossômicas no feto perdido ou a inabilidade do cordão umbilical ter sido adequadamente implantado.
Primeiro trimestre
Se você tiver uma perda de um gêmeo no primeiro trimestre, provavelmente o feto perdido será reabsorvido pela placenta ou pelo gêmeo sobrevivente. Se descobrir a perda de um gêmeo do primeiro trimestre, sentirá uma perda emocional. Algumas mulheres podem ter sintomas parecidos com um aborto espontâneo.
Sinais da síndrome
De acordo com o site American Pregnancy Association, os sintomas da síndrome do gêmeo desaparecido podem incluir sangramentos, cólicas e dor pélvica. Se você tiver sangramentos, procure atenção médica imediata. Contudo, muitas mulheres têm sintomas diferentes quando perdem um bebê. Você pode não desenvolver nenhum dos sinais de perda, ou sagramentos. Em alguns casos raros, é possível passar pelo que é conhecido como fetus papyraceus durante o parto do gêmeo sobrevivente. Um feto papiráceo é a maceração do feto perdido.
Complicações
Se você tiver perda de um feto gêmeo durante o terceiro trimestre da gravidez, essa pode ser uma época perigosa e a sua gravidez será considerada de alto risco. Seu feto tem a chance de desenvolver complicações, como paralisia cerebral, infecções, nascimento prematuro, obstrução no parto e hemorragias. Se você tiver sangramentos, cólica abdominal e dor pélvica no segundo e terceiro trimestre, procure socorro médico imediatamente.
Perda emocional
Apesar de ainda estar trazendo uma nova vida para o mundo, a perda de um gêmeo pode ser uma perda emocional grande na sua vida. Você pode precisar de acompanhamento psicológico. O seu médico pode ajudá-la a procurar apoio. É muito importante também que consulte seu médico regularmente se teve essa síndrome, para garantir um parto saudável do gêmeo sobrevivente.