Contente
O mau hálito pode ser causado por vários fatores, incluindo a má digestão, consumo excessivo de certos alimentos e ervas aromáticas, além de quantidade inadequada de fibras para mover os resíduos através do trato gastrointestinal, resultando em gases intestinais e mau hálito. O carvão ativado pode ser consumido para ajudar a reduzir o problema. Até 5 g de carvão ativado podem ser consumidos pela maioria dos adultos saudáveis para ajudar a conter o mau hálito. Verifique com seu médico a dose adequada.
O carvão ativado pode ajudar a combater o mau hálito (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)
Mau hálito
O mau hálito pode ter como origem a má digestão, que pode ser causada por consumo excessivo de alimentos em um curto período de tempo ou pela falta de ácido clorídrico (HCl), que é um ácido do estômago que digere os alimentos. Consumir enzimas digestivas feitas de abacaxi e mamão podem ajudar a melhorar a digestão e reduzir o problema. Comer refeições menores facilita a digestão e também pode ajudar a eliminar o mau hálito. Mastigar sementes de funcho, folhas de hortelã-pimenta ou fazer gargarejos com um chá feito a partir de dois ou três cravos e uma colher de chá de mirra em pó também pode ajudar.
O que é carvão ativado?
O carvão ativado é feito de madeira, moído até virar um pó fino e colocado em uma câmara de vapor para ativar as propriedades que permitem absorver toxinas. Na medicina tradicional, os profissionais de emergência muitas vezes usam carvão ativado caso alguém tenha ingerido substâncias venenosas. Ele é capaz de absorver as toxinas, que são então eliminadas pelo processo de desintoxicação normal do corpo. O carvão ativado pode ser comprado em cápsulas ou em pó na internet ou em lojas de alimentos saudáveis.
Dose
De acordo com o site Health911.com, consumir cerca de 5g de carvão ativado pode ajudar a reduzir o mau hálito. O site também recomenda comer uma dieta que inclua fibra de frutas e legumes, além de iogurte com culturas vivas para alimentar as bactérias benéficas no trato gastrointestinal. Além disso, uma boa higiene bucal é essencial, com o uso de fio dental e escovação regular para remover as bactérias da boca.