Contente
Infecções de ouvido são muito comuns em cães que nadam com freqüência ou que têm orelhas dobradas e pesadas. Orelhas dobradas criam um ambiente escuro e úmido que propicia infecção por fungos e bactérias. Embora infecções fúngicas sejam tratadas com remédios caseiros, só o veterinário pode tratar de infecções bacterianas.
Instruções
(Tired Cocker Spaniel image by Van Ness from Fotolia.com)-
Se suspeitar de uma infecção, verifique os ouvidos do seu cão. Os sintomas incluem canais da orelha avermelhados, irritados e inchados, produção de cera excessiva, coceira constante ou agitando a cabeça, presença de pus e mau-cheiro. Se você notar qualquer um desses sinais, leve seu cão ao veterinário. Infecções bacterianas do ouvido só são tratadas com antibióticos que devem ser receitadas por especialistas.
-
Trate a infecção do seu cão levantando a orelha e colocando a quantidade de líquido receitada no canal do ouvido. Não limpe ou lave.
-
Coloque um dedo em frente ao ouvido, na base, e o polegar na parte de trás da orelha, na base. Massageie suavemente a base da orelha para empurrar detritos e cera para fora enquanto o líquido entra. Levante a orelha do cão novamente e use uma bola de algodão ou pano limpo para limpar qualquer sujeira e umidade do ouvido externo.
-
Repita o procedimento uma vez por dia, conforme prescrito. Não interrompa, termine todo o antibiótico, independentemente dos sintomas serem óbvios ou não.
Dicas
- Sirva uma dieta rica em vitamina c para proteger os cães de infecção.
- Limpe os ouvidos do cão toda vez que ele nadar para evitar infecções de ouvido. Levante a orelha e use um cotonete ou bola de algodão para secar o ouvido tanto quanto possível.
Aviso
- Empurrar um cotonete dentro da orelha de um cão pode estourar o tímpano.
O que você precisa
- Remédios receitados por veterinários
- Pano limpo
- Cotonetes/bolas de algodão