Contente
A osteomielite é uma infecção óssea que provoca a inflamação do tecido ósseo, tais como a medula. Normalmente resultado das bactérias estafilococos, a osteomielite é ocasionalmente causada por outros micro-organismos, como os fungos. Tal como acontece com os seres humanos, os sintomas nos cães incluem febre, dor e inchaço na área afetada, e claudicação dos membros afetados. Os diferentes tratamentos para a osteomielite podem ser eficazes quando utilizados isoladamente ou em combinação uns com os outros.
A osteomielite canina exige um tratamento para a cura da condição (dog image by Michal Tudek from Fotolia.com)
Cirurgia
A cirurgia é um tratamento comum para a osteomielite, uma vez que é o único meio para remover completamente todo o tecido infectado ou morto do osso. Uma vez que a infecção é muitas vezes o resultado de uma condição óssea subjacente, tal como uma fratura ou cistos, a cirurgia pode curar esses problemas também. Os ossos afetados geralmente exigem algum reparo estrutural após a remoção do tecido.
Antibióticos
Os antibióticos matam as bactérias e os micro-organismos que podem causar infecções ósseas. Os veterinários prescrevem um regime de longo prazo de antibióticos orais para cães com osteomielite para eliminar todas as bactérias no corpo do animal e também injetam antibióticos diretamente no local da infecção para erradicar rapidamente as bactérias na ferida.
Drenagem
A ferida do cão é drenada para remover qualquer infecção que tenha se acumulado dentro do osso. Logo após, a ferida é limpa completamente e pode ser deixada em aberto ou fechada com um tubo inserido para drenagem continuada.
Cuidados adicionais
Os cuidados adicionais de uma infecção óssea canina podem envolver a limitação da atividade do cão. Por exemplo, se a infecção for o resultado de uma fratura que permanece não curada, a restrição de movimento é muitas vezes necessária. Os raios-x ocasionais ajudarão no monitoramento da condição e ao determinar se a infecção retornou.
Prognóstico
O tratamento antimicrobiano adequado combinado com a cirurgia pode eliminar a infecção em quatro a seis semanas, embora a infecção possa levar mais tempo para resolver se o osso estiver fraturado ou seriamente danificado. Ocasionalmente, a osteomielite é crônica, causando infecções recorrentes nos ossos que podem aparecer anos ou apenas algumas semanas após o tratamento. As infecções ósseas recorrentes pedem um tratamento cirúrgico mais extenso e de longo prazo.