Contente
Pode ser muito doloroso para seu cachorro ter feridas abertas e úmidas, que também podem causar uma infecção. Existem várias razões pelas quais ele pode ter esse tipo de ferida. Ela pode ter sido causada pela coceira excessiva provocada por carrapatos e pulgas, ou outras irritações cutâneas. O seu animal de estimação também pode ter adquirido a ferida brincando com outros cachorros, por lesões de cercas, arbustos e árvores. Independentemente da causa, existem vários métodos naturais que você pode usar para tratar essas feridas.
Existem vários remédios caseiros para tratar feridas abertas de cachorros (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Vinagre de maçã
Dilua vinagre e água fria em partes iguais em uma tigela pequena. Molhe um pano com a mistura e aplique gentilmente na ferida. Repita esse processo duas ou três vezes por dia para manter a ferida limpa. Deixe que o líquido seque depois de cada aplicação.
Chá preto
O chá preto também pode ajudar a secar a ferida de seu cachorro devido ao ingrediente tânico do chá. Simplesmente coloque um sachê de chá diretamente na área da ferida e segure por alguns minutos. Certifique-se de que o sachê não esteja mais quente quando você colocá-lo na ferida. Repita esse processo de três a quatro vezes por dia.
Calêndula
A calêndula é um derivado da planta malmequer, e tem propriedades antibióticas e um efeito calmante. Faça uma mistura de água e calêndula em proporções iguais e use um cotonete ou bola de algodão para aplicar a solução na ferida aberta três ou quatro vezes por dia. Isso ajudará no processo de cicatrização e proporcionará alívio para a dor.
Outros métodos
Dissolva uma colher de chá de sal em um copo de água morna. Molhe um pano na mistura e aplique na área infectada duas ou três vezes diariamente. O sal ajudará a secar a ferida. Você também pode usar hamamélis. Ela vem na forma líquida e deve ser aplicada algumas vezes por dia para ajudar na secagem da área afetada e reduzir a dor.