Contente
A cólica em bebês pode ser desconfortável e perturbadora. Ela pode ser causada por várias razões, como a dieta da mãe que amamenta, o tipo de fórmula infantil usada ou até mesmo o ar engolido pelo bebê enquanto chora. Os pais devem aprender os sintomas de um bebê com gases e fazer um esforço para prevenir e tratar o problema e manter seu filho confortável.
Os gases podem causar dor e desconforto em bebês (baby image by Dron from Fotolia.com)
Choro
O choro é a principal maneira do bebê comunicar que algo está errado. Isso mostra que ele está com algum tipo de desconforto, como gases, e precisa da ajuda. Os pais de bebês que choram muito devem tentar acalmá-lo amamentando, embalando, cantando e falando suavemente. O choro que dura por horas todos os dias deve ser verificado pelo médico, embora na maioria dos casos seja causado pela cólica e tenha fim por volta das 12 semanas de idade.
Vômito
O vômito é um sinal de gases. Os bebês com esse problema tendem a arrotar com frequência, o que os leva a vomitar após as mamadas. Os pais devem tentar fazer o bebê arrotar o mais rápido possível depois da amamentação para aliviá-lo um pouco dos gases e evitar o vômito.
Encolher as pernas em direção ao corpo
Um bebê que encolhe as pernas em direção ao próprio corpo, normalmente enquanto chora, e cerra os punhos, provavelmente está com cólica. Os pais podem ajudar a aliviar a dor do bebê segurando seus tornozelos enquanto ele estiver deitado de costas e, gentilmente, movimentar suas pernas como se ele estivesse andando de bicicleta.
Problemas para dormir
Os gases podem interromper o sono tranquilo. Os pais devem tentar de tudo para aliviar ou prevenir os gases no bebê antes dele dormir. Use métodos de alívio de gases, como fazer o bebê arrotar, fazer movimentos de bicicleta com suas pernas e dar medicamentos antigases para evitá-los e permitir que o bebê pegue no sono e continue dormindo.
Flatulência
A flatulência é um sinal claro de que o bebê está sofrendo com gases. Mediante isso, os pais podem tentar mudar a dieta do bebê para evitar esse problema. As mães que amamentam podem tentar uma dieta de eliminação, na qual trigo, laticínios e vegetais fibrosos sejam evitados. Os pais que escolheram alimentar o bebê através de fórmulas podem perguntar ao pediatra sobre algum tipo de fórmula que possa funcionar bem na prevenção dos gases.