Contente
O edema é tipicamente definido como um agrupamento anormal de fluido nos tecidos. Ele pode ser generalizado, acumulado por todo o corpo, ou localizado em uma região específica. Quando ele está localizado sobre a face, é chamado de edema facial.
Como há uma ampla variedade de condições que resultam em edema facial, o tratamento da causa subjacente geralmente resulta na dissipação do acúmulo. Muitas vezes, é aconselhável tratar dos sintomas do edema facial, bem como sua causa raiz.
Aplicar uma bolsa de gelo na área afetada pode ajudar a reduzir o edemaCausas
O edema facial é frequentemente um sintoma de uma causa subjacente separada. As mais comum dessas causas incluem reações alérgicas, sinusite, queimaduras, traumas -- como um golpe no rosto, infecção, conjuntivite, picadas de insetos, abscessos dos dentes e outros problemas dentários.
Tratamento
Tratar a causa subjacente é a melhor maneira de aliviar o edema facial. Aplicar uma bolsa de gelo na área afetada pode ajudar a reduzir o inchaço, assim como elevar a cabeça. Antibióticos podem ser recomendados pelo seu médico para tratar infecções, enquanto anti-histamínicos e outros medicamentos específicos podem ser recomendados para o tratamento de reações alérgicas.
Considerações especiais
Embora o edema facial por si só não seja normalmente considerado uma condição de urgência, se for acompanhado de febre, sensibilidade, estrias vermelhas ou dificuldade em respirar, deve-se contactar um médico imediatamente. O edema facial que vem de repente, sem motivo aparente, e inchaço do rosto que não desaparece ou torna-se progressivamente pior também são motivos para uma avaliação profissional.