Contente
Os gatos podem ter acne. Normalmente, é apenas no queixo e nos lábios. Eles podem apresentar essa condição ao longo das suas vidas. A causa é desconhecida, mas isso ocorre por causa das glândulas sebáceas. As acnes se parecem com cravos no início e, depois, progridem para inchaços vermelhos que podem coçar ou ser bastante dolorosos para o seu animal.
Gatos podem ter acnes no queixo (cat face image by Tammy Mobley from Fotolia.com)
Produtos
O veterinário pode sugerir usar os mesmos produtos que os seres humanos usam para tratar acnes, como retinoides e peróxido de benzoíla. Se uma infecção por fungos acompanha a acne, o veterinário pode indicar um creme antifúngico sem prescrição médica, o qual contém miconazol e clotrimazol, para que seja usado duas vezes ao dia durante duas semanas.
Cuidados diários
Desinfete o queixo do gato, mergulhando-o em um banho de sal de Epson. Alternativamente, você também pode aplicar um creme antibacteriano na região. O veterinário também pode querer que o queixo seja lavado com um produto medicado uma ou duas vezes por semana.
Casos graves
Para gatos com problemas de acnes mais graves, o veterinário pode prescrever antibióticos orais. Alguns desses medicamentos são potencialmente perigosos. Remédios antifúngicos podem induzir doenças no fígado, por exemplo. Caso decida usar antibióticos por via oral para o tratamento da acne, deve-se acompanhar de perto as reações do seu gato. Perda de apetite é um sinal de doença hepática.