Contente
O bioma aquático é o maior dos cinco biomas que formam a biosfera da Terra. Ele é dividido em duas categorias: água doce e água salgada ou marinha. Ele cobre 75% do planeta e é a fonte de toda a vida, de acordo com o museu de Paleontologia de Universidade da Califórnia. O bioma é onde vivem várias espécies de plantas e animais.
O bioma aquático tem diversos tipos de plantas (http://search.creativecommons.org/?q=aquatic+biome&sourceid=Mozilla-search)
Potamogeton
O potamogeton é um gênero de plantas da família Potamogetonaceae. Pode ser encontrado em lagoas, lagos e correntes lentas por todo os Estados Unidos. Ele produz pequenas flores que aparecem acima da superfície. Algumas espécies são cultivadas como alimento para aves aquáticas e como proteção para peixes em projetos de conservação.
PotamogetonLírio aquático
As folhas grandes e redondas dos lírios aquáticos flutuam nas beiradas dos lagos e correntes em várias partes do mundo. Flores chamativas e coloridas aparecem sobre a superfície em caules e algumas florescem apenas à noite. O lírio aquático é uma das plantas com flores mais antigas. Estudos sobre suas sementes podem mostrar a ligação entre as plantas com flores e as mais antigas das gimnospermas.
Eleocharis dulcis
As Eleocharis dulcis formam tapetes na superfície da água. Uma planta flutuante com raiz fixa, ela possui dois tipos de folhas, algumas largas e flutuantes e outras, como penas, submersas. Ela produz caules tubulares e é cultivada por seus bulbos comestíveis. Os bulbos dessa planta são estruturas como raízes submersas que contêm nutrientes extras para manter a planta viva nas estações frias e secas. Os bulbos são preparados como pratos asiáticos.
Eleocharis dulcisAzolla
As azollas são plantas flutuantes, parecidas com samambaias, que crescem na superfície de lagoas escondidas do vento. As pequenas folhas dessa planta crescem umas sobre as outras e rapidamente crescem até estarem todas juntas, criando um efeito acolchoado. Essa planta aquática pode se tornar uma peste se não for controlada.
Azolla
Alface-do-mar
A alface-do-mar é um tipo de alga bem verde que flutua livremente em águas marinhas. É usada como alimento e como medicação, além de ser rica em nutrientes como ácido fólico e proteína.
Muitas plantas marinhas são classificadas como algas. Plantas vasculares, ou superiores, evoluíram para obter os requisitos para a vida na terra firme.
Alface-do-marZostera
A Zostera é uma grama aquática que produz longas folhas verdes. Ela é frequentemente encontrada em águas rasas em enseadas e estuários onde seres marinhos como vieiras, caranguejos e peixes pequenos vivem e por isso é tratada como uma espécie de planta marinha. Estima-se que 90% dessas plantas desapareceram, de acordo com o College of Earth, Ocean, and Environment.
ZosteraRuppia marítima
A Ruppia marítima é uma planta perene que fica completamente submersa pela água. Ela produz pequenas frutas parecidas com peras que crescem de seus ramos longos e finos. É considerada uma planta salobra, ou seja, pode viver tanto em água doce quanto em salgada.
Ruppia maritima