Contente
Muros de contenção ajudam a reforçar áreas, especialmente canteiros criados em encostas ou morros. Um desses tipos de muro é feito em madeira, em oposição aos feitos com blocos comuns ou concretos. A madeira se encaixa naturalmente no seu ambiente, e você geralmente pode escolher entre três diferentes tipos de muro de contenção de madeira: com dormentes, com madeira tratada e madeira de lei. No entanto, ela não dura tanto tempo quanto a pedra, sendo necessário instalá-la e tratá-la corretamente.
A madeira se encaixa naturalmente no seu ambiente (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Madeira de lei
Madeira de lei são as placas utilizadas na construção, geralmente para o vigamento, e você pode comprá-la acabada ou crua. Ela é áspera e frequentemente feita de madeiras naturais, que são resistentes a intempéries. A madeira de lei acabada é geralmente feita de madeira macia, como pinheiro, abeto e cedro, e, geralmente, tem algum tipo de revestimento ou tratamento adicionado a ela para protegê-la contra os elementos da natureza e o apodrecimento. É possível também comprar tinta para madeira a fim de dar um brilho mais decorativo. Use muros de contenção de madeira de lei para controlar uma encosta íngreme ou para controlar a erosão, como também para criar canteiros ou suportes para escadas.
Dormentes de madeira
Dormentes ou vigas para paisagismo são pedaços de madeira longos, grossos e retangulares. Os dormentes foram utilizados como bases de ferrovias. De acordo com o site "Retaining Walls USA", eles são boas alternativas para tijolos, concretos e pedras, já que são peças muito fortes e podem suportar uma grande quantidade de peso. Geralmente, os dormentes são colocados em cima de algum tipo de material drenável, como areia ou cascalho, e depois são ligados entre si através de vergalhões para mantê-los no lugar. Caso não tenha uma drenagem adequada para os dormentes, eles apodrecerão. Os dormentes possuem creosoto, um tipo de alcatrão vegetal com o qual a madeira foi tratada. Sempre use luvas se os seus dormentes forem revestidos com creosoto, pois ele pode queimar ou causar uma erupção em sua pele, boca e garganta.
Madeira padrão
É possível usar qualquer tipo de madeira para muros de contenção, incluindo pinheiros e cedro. Contudo, será sempre preciso tratar uma madeira comum para que ela resista a elementos externos. Também procure por madeiras que sejam naturalmente mais resistentes ao apodrecimento, especialmente se vive em um clima úmido. Muros de madeira padrão são mais fáceis de montar do que outros tipos de madeira, de acordo com o site "Retaining Walls USA". Você pode adicionar corantes naturais nessa madeira ou pintá-la, ou ainda personalizar o projeto do muro de contenção com base em suas preferências.