Contente
Após fazer a tala para um braço ferido, coloque-o em uma tipóia para imobilizá-lo ainda mais, reduzindo a dor e o risco de novas lesões.
Instruções
Faça um tipoia para um braço ferido-
Faça uma tala na lesão (ver eHows relacionados a imobilização de fraturas de braço).
-
Coloque um chumaço de roupa ou algum outro material macio na mão da pessoa lesionada para mantê-lo em uma posição funcional.
-
Reúna pelo menos duas ataduras triangulares.
-
Oriente uma das ataduras de modo que o ponto oposto ao longo dos lados do triângulo esteja apontando para o mesmo lado da pessoa ferida enquanto o braço estiver levantado.
-
Mantendo o cotovelo flexionado em 90 graus, posicione o braço de modo que o braço esteja a um ângulo de 30 graus em relação ao chão, com o lado superior do cotovelo.
-
Embale o braço na bandagem triangular.
-
Puxe a metade da atadura mais distante da pessoa lesionada para cima e sobre o mesmo lado do pescoço que a lesão.
-
Puxe a metade da atadura que está mais perto da pessoa ferida para cima e sobre o lado do pescoço oposto à lesão.
-
Junte as duas extremidades da atadura por trás do pescoço.
-
Enfaixe o braço dobrando primeiro a outra bandagem triangular várias vezes. Comece dobrando o ponto oposto do lado longo até tocar o lado mais longo.
-
Repita dobrando nesta direção até que você tenha uma peça longa de pano com 7,5 a 10 cm de largura.
-
Puxe a faixa em torno da pessoa: sob a axila oposta ao braço ferido por um lado, sobre o braço ferido no outro lado. A ligadura deve ser paralela ao solo.
-
Amarre as pontas da bandagem juntas.
-
Monitore os dedos do braço ferido regularmente para a circulação, sensação e movimento.
Dicas
- Você pode usar bandanas dobradas em vez de ataduras triangulares. Ou poderá cortar um lenço em dois, fazendo duas ataduras triangulares.
- Certifique-se de que o cotovelo esteja contido na tipóia. Caso contrário, o braço poderá deslizar para fora. Para fazer isso, você precisará de alfinetes de segurança para firmar o final do cotovelodo pendente da bandagem para o resto da tipóia.
- Se, no entanto, deixar o cotovelo livre é menos doloroso para a vítima, entao, deixe-o livre.
- Se você tiver apenas uma bandagem triangular, poderá usar algum outro material -- uma cinta, um cinto, uma corda ou roupas, por exemplo -- para enfaixar.
- Se tiver mais de duas ataduras triangulares, poderá usá-las para proteger ainda mais o braço no lugar.
Aviso
- Tenha cuidado para não cobrir os dedos. Eles precisam estar acessíveis para que você possa verificar regularmente a circulação, sensação e movimento.
- Não amarre a tipoia muito apertada. Isso poderá cortar a circulação.
- Se a sensação no dedo mindinho e no anelar diminuir, você precisará colocar uma almofada no cotovelo para aliviar a pressão sobre os nervos. Faça-o com cuidado, minimizando o movimento.
- Esta informação não deve substituir o aconselhamento médico ou tratamento profissional.