Contente
- Tipos de isolamento
- Resistência ao fogo
- Fibra de vidro
- Lã de vidro e mineral
- Esteira de fibra
- Espuma
- Especialidade do isolamento
Materiais de isolamento à prova de fogo vêm em cinco formas primárias. Eles incluem fibras em pedaços, espuma, tapetes e tecidos de fibras, placa ou blocos de isolamento, filmes e chapas. A resistência ao fogo de cada um depende do material do qual é composto.
Materiais de isolamento à prova de fogo aumentam significativamente a capacidade de escapar de um incêndio (spiraling insulation image by jbattx from Fotolia.com)
Tipos de isolamento
Fibras em pedaços ficam soltas e cabem em buracos e lugares apertados mais facilmente. As fibras soltas podem também ser prensadas em forma de uma esteira ou como um tecido se for trançada, tricotada, entrelaçada ou prensada em um adesivo. A espuma de isolamento é feita de plástico de baixa densidade e outros polímeros. Muitas vezes, são usadas em superfícies verticais ou no teto de edifícios ou dentro das máquinas ou aparatos eletrônicos. Blocos e placas de isolamento são feitos em folhas, tiras, placas ou formas personalizadas. Filmes, chapas, lâminas ou compósitos cerâmicos aumentam a resistência ao fogo em espaços fechados.
Resistência ao fogo
Quase todos os isolamentos são avaliados como à prova de fogo. A maioria, no entanto, apenas resiste às chamas. Bastões de fibra de vidro não devem ser usados em temperaturas acima de 100 °C. Lã de vidro lida com temperaturas de até 660 °C. Muitos polímeros de fibra toleram temperaturas de até 1.200 °C. Isolamentos à base de silicato (amianto) resistem a temperaturas acima de 1.600 °C. Materiais de isolamento também podem ser projetados para resistir a produtos químicos, energia elétrica, combustíveis ou solventes.
Fibra de vidro
A fibra de vidro é vidro derretido colocado em uma centrífuga onde os orifícios formam as fibras de vidro, como em uma máquina de algodão doce. A fibra de vidro em si não queima, embora o papel ou a película que cobrem os bastões de fibra de vidro queime.
Lã de vidro e mineral
A lã mineral é reciclada a partir dos resíduos do minério de ferro ou feitas diretamente a partir de rochas naturais e praticamente não queimam por causa de sua alta temperatura de fusão. A lã mineral se destaca em aplicações térmicas. A lã de vidro, feita de areia fundida e vidro reciclado, aprisiona o ar e bloqueia o calor, o frio e o barulho. Leves, à prova de insetos e flexíveis, o isolamento feito desse material é de fácil instalação. Você pode plantar e fazer juntas e pastilhas de freio a partir dele.
Esteira de fibra
Isolamento de esteira de fibra é feito a partir de seis minerais diferentes, conhecidos coletivamente como o amianto. Este possui grande resistência mecânica, alta resistência ao calor e a produtos químicos e não conduz eletricidade. Apesar dos riscos conhecidos para a saúde, algumas alternativas estão disponíveis para substituir o amianto, mas ele continua a ser usado para tudo, desde telhas até peças da embreagem. Vários polímeros com baixo ponto de fusão e alternativas de óxido de alumínio são caros e não têm a eficácia do amianto.
Espuma
Celulose do tipo feito de jornal reciclado resiste ao fogo se forem adicionados retardadores de chamas químicos. No entanto, não é à prova de fogo. Celulose tratada com produtos químicos resistentes ao fogo incendeia a 150 °C, perdendo suas propriedades antifogo. Na sua versão em espuma, é menos inflamável, mas ainda pode inflamar a altas temperaturas. Espumas isolantes de poliisocianurato e poliuretano têm sido conhecidas por produzir gases que causam desconforto respiratório, danos ao fígado e ao aparelho reprodutivo, dores de cabeça e irritação nos olhos. Isolamento de espuma rígida de poliestireno expandida não produz gases nocivos. O icieno produz uma espuma de células abertas com uma mistura de dióxido de carbono e água. A espuma Air Krete é feita a partir de óxido de magnésio retirado da água do mar. Air Krete é mais limpa de se produzir e não produz gases nocivos.
Especialidade do isolamento
Filmes, chapas e laminados são finas aplicações dos produtos isolantes feitos com espuma, tecido, metal, vidro, cerâmica, resina ou outros materiais. Eles são usados em aplicações eletrônicas ou industriais onde as fontes de calor próximas podem danificar peças eletrônicas frágeis. O isolamento à base de cerâmica é, muitas vezes, usado para fazer formas resistentes ao calor para suportes de tubos, dutos de chaminé e em máquinas com vibrações ou impactos que podem desalojar o isolamento. Blocos de isolamento cerâmico podem ser cortados em formas geométricas para aplicações especiais.