Contente
A explicação simples de como as tartarugas se reproduzem é que elas são répteis e se reproduzem pondo ovos. No entanto, o processo real é muito mais complicado. Tudo começa com uma viagem, de às vezes centenas de quilômetros, de modo que as tartarugas macho e fêmea podem chegar à praia para acasalar. As tartarugas começam o ritual em águas rasas.
acasalamento
Tartarugas machos atraem as fêmeas com uma combinação de sons e movimentos, específicos para cada espécie. Alguns rituais comuns são balançar a cabeça, dançar e emitir ruídos. Uma vez que duas tartarugas escolhem seus parceiros, o que pode acontecer em questão de minutos, o acasalamento real começa. A tartaruga macho monta na fêmea, ficando no topo de seu casco, atrás dela. Ele pode agarrar-se a seu casco com suas garras, torcer a cauda ao redor dela e até morder sua cabeça. O que importa é que suas caudas se encontram. O macho deposita o esperma de seu pênis, que está localizado em sua cauda, para a "cloaca" da fêmea, uma pequena abertura em sua cauda. Os machos ficam em cima das fêmeas por até uma hora.
postura de ovos
A cloaca é uma espécie de abertura multiúso no corpo da tartaruga. Como tal, este também é o orifício que a fêmea usa para depositar os seus ovos. Antes dela colocá-los, ela vai cavar um ninho ou "buraco" na areia da praia, terra ou rochas. Se é uma praia do oceano, ela vai tentar cavar seu ninho longe o suficiente de forma que fique acima da maré alta, o que pode significar uma tremenda quantidade de viagem terrestre para criaturas que não se movem rapidamente fora da água. Assim como ela faz o ninho grande o suficiente para que seu corpo caiba, ela sobe e começa a cavar uma câmara menor diretamente sob sua cauda. Esta parte mais profunda do ninho servirá para manter seus ovos protegidos dos predadores. Finalmente, ela libera os ovos de sua cloaca. Dependendo da espécie, a tartaruga pode colocar a partir de dois ovos chegando a mais de 100. Quando terminar, ela cobrirá os ovos e voltará para a água. Ela não vai ficar para incubá-los.
Eclosão
Os filhotes costumam passar cerca de um mês em seus ovos, alimentando-se da gema. Em seguida, eles quebram a casca do ovo através de um "dente de ovo", que cai logo depois. Assim que eles estiverem prontos, o jovem começará a ir para a água. Se eles fizerem a caminhada à noite eles têm melhor chance de sobrevivência.