Contente
Fazer canteiros para alface oferece vários benefícios. Eles podem ser criados sem a escavação e o arado intensivos, tornando-os atraentes para jardineiros iniciantes. As quinas do canteiros podem ser criados com materiais facilmente disponíveis em lojas de artigos de casa e jardim, como madeira de paisagismo. Finalmente, eles podem ser criados em pequenos espaços e permitem um fácil acesso para capinação, rega e colheita.
Instruções
Fazer canteiros para alface oferece vários benefícios (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Determine onde deseja construir seu canteiro para as alfaces. Elas precisam de toda a luz solar durante a primavera mais fria e temporada de cultivo do outono; durante o cultivo no verão, a alface fica melhor em locais que oferecem um pouco de sombra do sol quente da tarde. Escolha um local com um fácil acesso com uma fonte de água já que a alface precisa ser regada diariamente.
-
Prepare a área para o canteiro colocando uma camada de tecido de barreira contra ervas daninhas cortado para se encaixar no seu canteiro; nesse exemplo, o canteiro concluído terá 1,50 m x 90 cm para a porção do solo com um perímetro que mede 1,80 m x 1,20 m de largura quando incluir as paredes de madeira. O ideal é que a largura do seu canteiro deva ser entre 90 cm e 1,20 m para permitir um fácil acesso de qualquer lado sem pisar na superfície de plantio.
-
Comece criando o perímetro do seu canteiro cavando um canal nivelado de 2,5 cm de profundidade e 15 cm de largura ao redor da área de 1,80 m x 1,20 m onde o canteiro será criado. A sua altura não deverá ser menor do que 5 cm; um canteiro que mede 1,50 m de comprimento, 90 cm de largura e 10 cm de altura precisa ter um mínimo de 0,2 m³ de solo para preenchê-lo.
-
Coloque o tecido de barreira contra ervas daninhas de forma que as extremidades sejam ancoradas no canal pela madeira de paisagismo, então, coloque-as no topo da barreira. Para aumentar a estabilidade do perímetro do seu canteiro, encaixe as madeiras firmemente juntas sem lacunas nos cantos.
-
Adicione o solo e o composto em camadas alternadas para preencher seu canteiro. Pressione cada camada levemente para não compactá-las. Termine com uma camada de solo no topo. Se estiver transplantando a alface, espace cada uma a uma distância entre 10 cm e 20 cm dependendo da variedade da planta. Se estiver plantando sementes, plante-as a uma profundidade de no máximo 4 cm. Plante dez sementes a cada 30 cm em cada fileira. Assim que a semeadura emergir, estreite-as a um espaçamento entre 10 cm e 20 cm de acordo com as instruções do pacote de sementes. Regue a alface diariamente.
Dicas
- O tecido de barreira contra ervas daninhas pode ser substituído por várias camadas de jornal molhados ou uma camada fina de papelão molhado.
- Adicionar uma camada de folhas ao redor da semeadura ajudará a controlar o crescimento de ervas daninhas e a reter a água.
Aviso
- Coelhos, cervos e outras formas de vida selvagem com acesso à alface podem comê-las, por isso, talvez seja necessário adicionar redes ou barreiras para desencorajá-los.
O que você precisa
- Duas tábuas de madeira de 1,80 m x 15 cm
- Duas tábuas de madeira de 1,20 m x 15 cm
- 0,2 m³ de solo
- Composto
- Folhas
- Tecido de barreira contra ervas daninhas
- Sementes ou plantas de alface
- Pá
- Espátula