Contente
- Início dos sintomas
- Primeiros sintomas
- Sintomas tardios
- Sintomas de propagação
- Sintomas de infecções adquiridas no hospital versus sintomas de infecções adquiridas na sociedade
A Klebsiella é uma bactéria que vive no trato gastrointestinal de aproximadamente 40% das pessoas do mundo. Ela tem a habilidade de provocar sintomas intestinais, embora a maioria das infecções sejam oportunistas. Apesar de a Klebsiella também poder infectar o sistema urinário, o local de infecção mais perigoso são os pulmões, onde é possível evoluir rapidamente para uma forma perigosa de pneumonia.
O local de infecção mais perigoso são os pulmões, onde é possível evoluir rapidamente para uma perigosa forma de pneumonia. (thorax x-ray of the lungs image by JoLin from Fotolia.com)
Início dos sintomas
Um aspecto que caracteriza a pneumonia causada pela bactéria Klebsiella é a rapidez com que a doença se desenvolve. Ela causa a rápida destruição do tecido pulmonar e, como resultado, os sintomas aparecem rapidamente. A severidade dessa pneumonia é muito maior que a da causada por bactérias usuais.
Primeiros sintomas
Os primeiros sintomas da pneumonia causada por Klebsiella são uma repentina febre alta (com temperatura mais elevada que 39 ºC) combinada com tontura e calafrios. A maioria dos pacientes também tem tosse e expectoração característica. O escarro é denso, tingido de sangue, viscoso e abundante.
Sintomas tardios
A pneumonia por Klebsiella, se não tratada, pode formar abscessos velozmente, que são pequenas cavidades de tecido morto repletas de bactéria. Ela também é capaz de fazer furos no revestimento dos pulmões e fazê-los grudar no tecido conjuntivo desses órgãos. Pessoas com pneumonia por Klebsiella também podem sofrer de colapso pulmonar.
Sintomas de propagação
A pneumonia causada pela Klebsiella também pode se alastrar para o trato respiratório superior, principalmente para o nariz. Nesses casos, pode ser emitido um mau cheiro proveniente do nariz, bem como uma séria congestão nasal.
Sintomas de infecções adquiridas no hospital versus sintomas de infecções adquiridas na sociedade
Pneumonias por Klebsiella que ocorrem em um hospital tendem a afetar os bronquíolos (os canais que transportam ar para dentro e fora dos pulmões) e tem uma manifestação mais gradual, bem como acarretam uma respiração sibilante. Infecções adquiridas na sociedade (aquelas que não advêm de internações hospitalares) tendem a causar danos no tecido pulmonar em si; o sintoma predominante é a tosse severa.