Contente
A anaconda e a cobra-real são duas das maiores e mais mortais serpentes do mundo. Elas atingem comprimentos similares (mais de três vezes a altura de uma pessoa mediana), mas possuem fisiologia e técnicas predatórias muito diferentes. Embora vivam em continentes diferentes e, por isso, não possam em entrar em contato uma com a outra, uma comparação entre as duas mostra porque estão entre os répteis mais temíveis na Terra.
A cobra-real é uma das maiores serpentes do mundo (snake5 image by Clarence Alford from Fotolia.com)
Comprimento
A anaconda e a cobre-real são duas as espécies de serpentes mais longas no mundo. Na média, elas chegam a comprimentos semelhantes quando plenamente maduras, mas a cobra-real cresce cerca de 30 cm a mais do que a anaconda: 5,5 m contra 5,2 m.
Peso
Embora a cobra-real possa ganhar da anaconda em termos de comprimento, elas não se comparam quando se trata de peso corporal. Quilo por quilo, a anaconda é a serpente mais pesada do mundo, capaz de chegar aos 250 kg e medir mais de 30 cm de diâmetro. A cobra-real, ao contrário, raramente pesa mais que 9 kg e seu diâmetro não passa de 10 cm.
Ataque
A massa muscular da anaconda é usada para matar sua presa. Ela é do tipo constritor, pois prende a presa com a boca e, em seguida, enrola seu corpo ao redor do animal, usando seus músculos imensos para apertá-lo e sufocá-lo. A anaconda não possui veneno. Em contraste, a cobra-real possui um veneno altamente potente. Embora não seja a serpente mais venenosa do mundo, uma única picada injeta somente 6 gramas de veneno, mas é suficiente para matar até 20 pessoas.
Presas
As anacondas comem animais muito maiores do que a cobra-real. Sua dieta consiste de porcos selvagens, cervos, capivaras, tartarugas, e também é conhecida por atacar outros pedradores, como jacarés e onças. A cobra-real caça principalmente outras cobras, incluindo as venenosas, além de lagartos, ovos de répteis e pássaros e pequenos mamíferos, como ratos.
Adaptabilidade
A anaconda vive principalmente na água, habitando córregos lentos, pântanos e brejos. A água suporta seu peso e seu tamanho torna difícil a locomoção em terra, além de evitar que ela suba em árvores. A cobra-real, no entanto, habita confortavelmente a terra, água e árvores.
Distância
Por serem nativas de continentes diferentes, é improvável que essas serpentes entrem em conflito. A cobra-real vive na Ásia e habita as planícies e florestas tropicais da China, Índia e sudeste do continente. A anaconda é encontrada na América do Sul, vivendo nas florestas tropicais das bacias hidrográficas dos rios Amazonas e Orinoco, na Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Brasil.