Contente
A síndrome de filho do meio é um problema real que pais com muitos filhos enfrentam. Quando a criança se sente ignorada por eles, ela tende a tentar chamar atenção. O seu comportamento pode ser perturbador e destrutivo para a dinâmica familiar. Aprender a reconhecer os sinais da síndrome, assim como preveni-los e tratá-los, vai levar a uma maior união familiar e a um dia-a-dia mais harmonioso.
Três filhos já formam uma multidão (three of us image by Renata Osinska from Fotolia.com)
Ordem de nascimento
Alfred Adler, um colega de Sigmund Freud, acreditava que a ordem de nascimento afetava a personalidade da criança. Segundo a sua teoria, a forma de agir dos pais é diferente com o filho mais velho, o do meio e o mais novo, o que afeta as suas personalidades e seus comportamentos. Esse fato pode afetar a criança até a idade adulta.
Síndrome do filho do meio
A síndrome do filho do meio se refere aos sofrimento da criança do meio que sente que não é tão importante quanto seus irmãos. Ela nunca tem o privilégio de ter a atenção completa de seus pais, como o primogênito teve, e o cuidado dedicado a eles diminui quando o mais novo nasce. A percepção desse fenômeno se manifesta na criança e causa problemas de personalidade e comportamento.
Causas
Os pais tendem a dar mais atenção ao filho mais velho e ao mais novo, fazendo com que o do meio lute por atenção. As conquistas dele não são celebradas porque os pais não se emocionam tanto quanto pela primeira vez, com o primogênito. Os pais costumam cuidar mais do mais novo pois ele precisa mais deles.
Sintomas e comportamento
Os filhos do meio tendem a sofrer com baixa autoestima. Eles acham que não são especiais nem únicos. Eles podem também se sentir ressentidos pela falta de atenção e muitas vezes demonstrar esses sentimentos. Essas mágoas costumam levar a rivalidade entre irmãos. Eles tendem a brigar para chamar atenção e gostariam de ser o centro. O comportamento deles varia entre os extremos. Eles podem ser rebeldes em alguns momentos e bem agradáveis em outros.
Prevenção e tratamento
Para prevenir a síndrome de filho do meio, os pais devem dar atenção à criança antes de surgirem sintomas do problema. Mesmo que seu filho comece a demonstrar ressentimento, ainda não é tarde demais para mudar seu comportamento. Elogie-o por características individuais e habilidades que o diferencie dos irmãos. Acabe com a rivalidade entre irmãos, tomando medidas para evitar o favoritismo. Trate cada um como um indivíduo e não faça comparações entre eles. Por último, tenha um momento especial com o filho do meio. Isso pode ser feito perguntando o que eles gostariam de sobremesa ou agendando um dia especial, em que ele vai escolher a atividades que vocês vão fazer.