Contente
O termostato de um veículo é parcialmente responsável pela manutenção da temperatura do motor. Ele foi criado para controlar o fluxo do fluido refrigerador do motor. Caso ele não esteja abrindo e fechando corretamente, seu carro pode apresentar diversos problemas. Apesar de ser melhor que o termostato fique preso na posição aberto do que fechado, você deve reparar o problema imediatamente se suspeitar que esteja com defeito.
O seu carro não funcionará direito se o termostato estiver preso na posição aberto (luxury car - model toy car image by alma_sacra from Fotolia.com)
Baixa temperatura do motor
Se o seu carro estiver funcionando frio e o motor não conseguir esquentar, é provável que o termostato esteja preso na posição aberto, deixando passar muito fluido do refrigerador. Um termostato que esteja preso na posição fechado superaquecerá o seu carro. A maioria dos motoristas sabe quando o medidor de temperatura do veículo marca o sinal vermelho, porém, podem não saber que o motor está esfriando. É importante saber a temperatura normal do seu motor pois caso ele fique muito quente ou muito frio, pode gerar problemas no sistema de refrigeração.
Sem radiador
O radiador do seu veículo funciona em conjunto com o sistema de refrigeração. O radiador cria o calor conforme o carro acelera e traz o ar quente do motor para aquecer o seu interior. Se o motor não esquentar o suficiente por que o termostato está na posição aberto, o radiador não esquentará o interior do veículo.
Pior economia de combustível
Quando o motor fica mais frio do que deveria, o seu combustível pode condensar nos cilindros do motor por causa da baixa temperatura da água nos pistões. Caso isso ocorra, ele não esquentará o seu carro como deveria e fará uma quilometragem menor do que antes do termostato ficar preso na posição aberto.