Contente
A perda de pelos nos gatos não é um problema incomum. Diversas situações podem gerar o problema. O tratamento, na maioria das vezes, depende da causa da diminuição de pelos, também conhecida como alopecia. Todavia, melhorar a alimentação do gato, não importando a causa do problema, pode ajudar no tratamento. Outras indicações específicas são importantes para a cura do felino.
A perda de pelos nos gatos é um problema que deve ser tratado corretamente
Dieta
Muitas vezes, a dieta de um gato revela se o felino é saudável ou não. Quanto melhor a dieta, melhor será o tratamento para a perda de pelos, pois será possível recuperar a pelagem irritada, fortalecendo a já existente. Por serem animais carnívoros, o primeiro ingrediente que deve conter no alimento do gato, mesmo industrializado, é carne. Escolha rações de alta qualidade ou faça as próprias refeições para o felino. Para tanto, um veterinário é mais indicado para a escolha dos ingredientes que irão compor a dieta caseira.
Parasitas
Uma das causas mais comuns de perda de pelos em gatos é infestação causada por pulgas e ácaros, que ocasionam irritação e coceira. Diversos produtos podem ser utilizados para o combate desses parasitas, devendo ser consultado um veterinário para tanto.
Além de causar coceira, as pulgas podem gerar outro problema nos gatos, quando os pica. No caso, a saliva do parasita causa alergia no felino, ocasionando a perda de pelos. Portanto, é muito importante que haja um rigoroso combate desses insetos, sendo possível que o veterinário prescreva medicamentos como tratamento.
A sarna é outra causa comum de perda de pelos. Ela é provocada por ácaros, que são um dos parasitas mais comuns que atacam gatos. A sarna geralmente causa a perda de pelos ao redor dos olhos, da orelha e do rosto. O tratamento ocorre com a retirada do pelo infestado, devendo o gato sofrer uma aplicação de calda sulfocálcica 3%. Esse processo é repetido uma vez por semana, durante seis a oito semanas. Não utilize produtos próprios para cães em gatos.
Doenças
Há outras doenças mais graves, que também podem causar a perda de pelos nos gatos. A doença de Cushing, por exemplo, apresenta como sintomas o aumento do apetite, o aumento da sede, letargia e perda de pelos. Essa doença tem tratamento cirúrgico.
Problemas na tireoide também podem ocasionar perda de pelos. Nesse caso, um veterinário deverá prescrever os medicamentos adequados. No caso de hipertiroidismo, o tratamento é feito a base de terapia com iodo radioativo ou mesmo cirurgia para retirada da tireoide.
A doença de Adisson, que é incomum em gatos, muitas vezes apresenta como primeiro sintoma a perda da pelagem. Em razão da gravidade dessa doença, muitas vezes o tratamento não se mostra bem sucedido, fazendo com que o veterinário tente ao menos trazer conforto à vida do animal.