Contente
Serpentinas a vapor e à água quente são usadas para aquecer o ar em aplicações residenciais e comerciais. Elas normalmente são controladas por uma válvula na linha de fornecimento de aquecimento e/ou por um motor de registro (que controla um motor de placas móveis que, por sua vez, regulam o fluxo).
Aprenda mais sobre as serpentinas (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
Vapor
Uma serpentina a vapor emprega um dispositivo conhecido como purgador de vapor, para capturar todo o calor latente – o calor absorvido durante uma mudança de fase – do vapor. Esse dispositivo deve ser usado para evitar a condensação, o que pode reduzir a vazão da serpentina, além de gerar corrosão e desgastes.
Água quente
Serpentinas à água quente são utilizadas em aplicações de aquecimento para conforto e normalmente têm um máximo de três fileiras de tubos. Os tubos são ligados ao fluxo de água quente, mas devem haver ligações suficientes para assegurar uma distribuição uniforme da água ao longo da serpentina.
Considerações
A serpentina à água quente deve alcançar a máxima eficiência de calor com a queda mínima da pressão de ar. A queda na pressão da água a partir de um dos lados da serpentina deve ser tão baixa quanto seja economicamente possível.