Contente
O consumo de carne de frango e de peru na dieta americana quase dobrou desde os anos 50. Hoje, o americano comum consome cerca de 81 quilos de frango e 17 quilos de peru a cada ano. Enquanto o frango é frequentemente comercializado como uma alternativa saudável à carne vermelha, quilo por quilo, o peru pode ser a melhor escolha para uma dieta consciente.
Peru ou frango? Qual a melhor opção? (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
História
Acredita-se que galinhas foram domesticadas como fonte de alimento na Índia por volta de 3.000 a.C., enquanto os perus foram domesticados a partir de perus selvagens na América Central. Hoje, os Estados Unidos é o maior produtor de peru e de frango do mundo, sendo o segundo maior exportador de aves. A maioria das galinhas e perus é cultivada e processada no sul dos Estados Unidos.
Significado
Durante os anos 50, frango e peru custavam mais aos consumidores do que a carne de vaca. A menos que o frango fosse criado em casa, a carne bovina e suína era um negócio melhor para os compradores. Como a demanda por aves cresceu, a tecnologia e nutrição para as aves intensificou-se, de modo que as aves poderiam ser produzidas maiores e mais saudáveis do que antes, resultando na queda do preço por quilo.
Função
Frango e peru podem ser usados alternadamente na maioria das receitas. Apesar do peru ser mais frequentemente consumido durante o período de férias entre o feriado de Ação de Graças e o Ano Novo, ele está disponível durante todo o ano nos supermercados. Muitos produtores já estão vendendo peças de peru, como o peito ou as pernas, assim como o peru inteiro, como os produtores de frango têm feito há anos.
Considerações
De acordo com o Almanaque de Nutrição publicado pela pesquisa de nutrição em Minneapolis, Minnesota, um quilo de frango assado contém 1.314 calorias, 114 gramas de proteína e 92 gramas de gordura. Compare isso com carne de peru assado light, que contém 797 calorias, 149 gramas de proteína e 17,7 gramas de gordura. O assado de carne escura de peru supera o frango com 920 calorias, 136 gramas de proteína e 38 gramas de gordura por quilo. Estes números dão ao peru a vantagem sobre frango como o mais saudável entre os dois tipos de aves.
Benefícios
Ao comprar durante a temporada de férias, os preços por quilo do peru são geralmente menores que os de frango. Ao comprar vários perus neste momento, o consumidor pode ter peru para o ano inteiro. Os perus podem ser descongelados, assados ou desossados para serem preparados como frango, em outras receitas. O restante da carcaça pode ser cozido em água em uma panela de barro de seis a oito horas, preparando um estoque de peru caseiro para uso em receitas que pedem caldo de galinha.