Contente
Um sapato oxford é um sapato de couro clássico com um corpo que não é superior ao tornozelo e é amarrado por cima do peito do pé. O básico oxford se desenvolveu em vários estilos diferentes.
Sapatos oxford possuem um estilo clássico (shoes image by FJ Medrano from Fotolia.com)
História
Os sapatos oxford tornaram-se populares nos anos 1800 enquanto as tendências da moda se tornavam mais práticas do que ornamentais, de acordo com Douglas Gorsline, autor de "What People Wore" (O que as pessoas usavam, em tradução livre). Esses sapatos foram inicialmente usados na Escócia e na Irlanda e em seguida tornaram-se populares na Inglaterra e nos Estados Unidos.
Características básicas
O corpo básico dos sapatos Oxford é fabricado para se parecer com uma peça perfeita de couro, com outro pedaço formando a biqueira, de acordo com dicas de "Become.com", um guia de estilo online. As variações em estilos são na sua maioria ornamentais.
Estilos
Sapatos balmoral são os oxford clássicos, sem costura. Os oxford Wingtip possuem biqueiras em forma de "W" que ficam em volta do dedão do pé, dando a aparência de um pássaro abrindo suas asas. O site "Become.com" descreve os oxford Saddle como possuindo um pedaço de couro na forma de uma sela que é costurada ao longo do pé.
Ornamentação
Embora os sapatos oxford tenham surgido como sapatos práticos, com linhas limpas, o design deles passou a se voltar para a ornamentação leve, principalmente na forma de costuras chamativas e pequenos recortes decorativos perto das costuras. O oxford Kiltie tem uma língua com couro franjado, que é dobrada para baixo sobre os laços depois de serem amarrados.
Oxfords femininos
Durante a maior parte de sua história, esses sapatos foram feitos exclusivamente para homens. Agora, eles também são produzidos em tamanhos femininos com a mais extrema ornamentação, cores e saltos mais altos.