Contente
Um fígado gorduroso e aumentado de tamanho é o resultado de uma dieta precária ou excesso de bebidas alcoólicas. Com o tempo, o álcool e alimentos gordurosos podem ter o mesmo efeito sobre o fígado. Esses fatores de estilo de vida podem causar a inflamação e aumento de tamanho do fígado em algumas pessoas.
Para manter seu fígado em forma, evite alimentos gordurosos como hambúrgueres e produtos de carne suína dos restaurantes de fast food (Image by Flickr.com, courtesy of darwin Bell)
Efeitos físicos
Muitas pessoas com a doença do fígado gorduroso são "assintomáticas", o que não significa que não tenham sintomas. Todavia, algumas pessoas com tal doença desenvolverão problemas com cálculos biliares. Além disso, algumas também podem desenvolver acne ou outras infecções da pele por excesso de toxinas no sangue, já que seu fígado não está funcionando como normalmente.
Importância
O fígado gorduroso e aumentado não é perigoso nos estágios iniciais. O fígado é um órgão surpreendente por ser capaz de se reparar quando mudanças são feitas rapidamente.
Tipos
Existem dois tipos diferentes de doença do fígado gorduroso e aumentado. O mais comum é a esteatose, também chamada simplesmente de fígado gorduroso. Este tipo de doença é resultante do excesso de gordura na dieta.
Outro tipo de doença do fígado gorduroso é a esteato-hepatite. Este tipo é mais sério, pois o órgão aumenta de tamanho e fica inflamado. Com o tempo, forma-se um tecido fibroso que pode levar ao câncer hepático ou cirrose.
Considerações
Leva um pouco de tempo para corrigir o fígado gorduroso. O que você precisa é manter um peso saudável. Além disso, talvez seja necessário começar a incluir alimentos anti-inflamatórios em sua dieta, como salmão, vegetais crus e gorduras saudáveis, como os ácidos graxos ômega-3.
Advertência
Se você ou alguém que conheça tiver dores no fígado, este pode ser um sinal de grave doença hepática ou da vesícula biliar. O fígado gorduroso pode provocar cálculos que causam dor intensa nessa região.