Contente
Aranhas que atacam rosas são conhecidas como ácaros-aranha. Em grande número, eles podem causar sérios estragos ao se alimentam de roseiras, o que pode enfraquecer a planta e levar a doenças e infestações por outras pragas. Ácaros-aranha não são facilmente vistos nas plantas, pois se ajuntam debaixo das folhas, onde fazem o estrago.
Mantenha ácaros-aranha sob controle para ter rosas bonitas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Ácaros-aranha manchados
Os ácaros-aranha manchados quase não são visíveis a olho nu, mas podem danificar rosas se não forem controlados. Eles se alimentam das folhas, furando-as para sugar o sumo de dentro. Eles são do tamanho de um grande grão de areia, e têm as mais variadas cores, inclusive vermelho, verde e amarelo. Sob inspeção minuciosa, ou ampliação, os ácaros parecem aranhas em miniatura, com oito patas, e são capazes de fiar teias.
Sinais de infestação
A combinação de folhas caindo e de teias na parte de baixo das folhas são sinais de que uma roseira está infestada por ácaros-aranha. As folhas começarão a ficar pontilhadas, amareladas ou com uma cor de ferrugem. Por fim, elas irão se enrolar, ficarão marrons e cairão da roseira. As teias podem não ser visíveis nos primeiros estágios da infestação ou em infestações leves, mas, com o tempo, o lado de baixo das folhas e a área entre elas ficarão cobertas de finas teias de aranhas.
Tratamento
O jeito mais fácil de tratar ácaros-aranha é borrifar um forte fluxo de água na roseira. Certifique-se de utilizar o spray do lado de baixo das folhas, onde essas aranhas vivem. Repita o procedimento várias vezes. Um sabão inseticida também pode ser eficaz. Misture 5 mL de detergente líquido em 3,7 L de água e jogue o spray da mistura na planta, especialmente do lado de baixo das folhas. Outros inseticidas eficazes incluem dicofol, hexitiazox e bifentrina.
Prevenção
Infestações podem ser reduzidas ou prevenidas quando galhos e folhas mortas que podem ter caído ao redor da base da planta são removidos, especialmente no outono. Ervas daninhas e outros restos também devem ser retirados, uma vez que ácaros-aranha podem passar o inverno abrigados em folhas mortas e em outros detritos orgânicos. O cuidado adequado e a manutenção das rosas também reduzirá a infestação de ácaros-aranha. Regue e fertilize suas rosas regularmente e mantenha uma fresca camada de cobertura morta ao redor da roseira.