Contente
Então você notou um carro parado na calçada, e você não se lembra de jamais ter visto alguém dirigindo-o. Você começa a pensar que talvez você possa colocar suas mãos naquele carro, se realmente não tiver dono. Reivindicar posse de um carro abandonado já foi feito antes, e você pode fazê-lo, desde que seja de acordo com a lei. Há dois caminhos comuns, e algumas armadilhas que você deve evitar ao reivindicar a posse.
Instruções
Reivindicando posse de carro (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)-
Vá para o Detran e reporte o carro abandonado. Diga a placa do veículo ou o número de identificação (VIN), que você pode encontrar na porção inferior do para-brisa.
-
Contate o proprietário do carro abandonado, uma vez que o Detran descubra quem é o titular do veículo. Pergunte ao proprietário se você pode comprar, ou se ele pode vender o título de posse. Dê seu endereço para que ele mande o título. Quando falar com o dono, diga que o carro será guinchado, com as despesas pagas por ele. Isso irá motivá-lo a enviar o título, para que você tome conta do veículo.
-
Assine o título do veículo. Uma vez que você faça isso, ele é seu.
Reivindicado posse ao contatar o proprietário
-
Vá até o Detran local e reporte o veículo abandonado. Diga o número de placa ou o VIN do carro. Pergunte se ele pode rastrear o dono do veículo, para que você possa tomar posse dele.
-
Observe atentamente o carro, se o Detran não puder entrar em contato com o proprietário. Há grandes chances do carro ser guinchado e a companhia de guincho faz um leilão e vende ao maior preço.
-
Faça o lance e compre o carro. Uma vez que você assine o título do carro, é seu.
Reivindicando posse por oferta
Dicas
- O Detran talvez não lhe dê informações sobre o proprietário, permitindo que você reivindique diretamente o carro. Ao invés disso, você pode pedir a para contactar o proprietário para vender o veículo.
Aviso
- Muitos carros abandonados são carros roubados. Faça uma busca de antecedentes do carro com a polícia local para ter certeza que você está reivindicando legalmente a propriedade do carro.
- Não coloque as mãos no volante e tente dirigir o carro em hipótese alguma antes de ter legalmente a posse do carro. Fazer isso é roubo.