Contente
Um telhado adequado é uma parte crítica de qualquer casa. Ele protege o interior da casa, das condições do clima, fornece suporte estrutural de ligação e até mesmo se junta com a ventilação da casa, para oferecer aquecimento e arrefecimento. Tão importante quanto um telhado é, muitas pessoas não consideram a sua importância até que haja algum problema. Um telhado instalado corretamente durará por muitos anos, mas, mais cedo ou mais tarde, terá de ser substituído. Apesar de trocar o telhado significar muito trabalho, não é uma tarefa impossível de realizar.
Um telhado instalado corretamente vai durar por muitos anos, mas, mais cedo ou mais tarde, terá de ser substituído
Removendo o telhado antigo
Embora às vezes seja aceitável apenas adicionar uma nova camada de telhas ao telhado, para estabelecer um novo, é necessário que o antigo seja completamente removido. Isso significa usar uma pá quadrada de ponta para retirar as telhas e o material subjacente. Remova todo o material de cobertura da superfície, até que reste apenas a madeira nua.
Fique sabendo que isso vai produzir uma quantidade substancial de restos de construção. Recomenda-se pedir uma caçamba de lixo, ou um funil de carga, com antecedência, de modo que você possa jogar o material diretamente nestes locais. Jogar o entulho no chão, para depois pegá-lo, significa que você está fazendo o dobro do trabalho.
Remova todo o material de cobertura da superfície, até que reste apenas a madeira nua (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Inspecione o subtelhado
O subtelhado é a superfície de madeira do telhado onde as telhas estão sobrepostas. Às vezes, áreas fracas ou podres podem fazer com que a água penetre nas telhas. A extensão destes danos pode ser vista apenas após a remoção das telhas e de outros materiais.
Inspecione todo o telhado, para ver se a madeira parece fraca ou frágil. Manchas de ferrugem em torno dos parafusos são também um sinal de exposição à água e essas áreas também devem averiguadas com cuidado. Se a madeira estiver em boas condições, é seguro confiar no novo teto, para protegê-la. Se a madeira estiver apodrecendo ou excessivamente deformada, ela deve ser removida e substituída por uma madeira nova, antes de colocar o novo telhado.
Inspecione todo o telhado, para ver se a madeira parece fraca ou frágil (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Instale o novo telhado
Muitas pessoas gostam de aplicar um selante especial sobre os buracos de pregos e em todas as emendas, antes de colocar as novas telhas. Esse selante muitas vezes se assemelha a alcatrão e protegerá essas áreas, de serem penetradas pela água, no caso de as telhas vierem a falhar.
Após o selante secar, lance rebentos de papel de cobertura e use uma pistola de grampo para fixar o papel na madeira serrada. Este papel é a primeira linha de defesa para a maior parte da superfície do telhado e vai ajudar a manter a madeira fora do alcance da água. Comece na beirada do telhado e faça o seu caminho em direção ao topo, obtendo uma leve sobreposição, enquanto se mover para cima, a cada camada.
Instale as telhas, de uma maneira semelhante, utilizando tachas de telhado, para segurá-las à superfície. Há uma variedade de cores, formas e opções de materiais para telhas. Algumas vêm com características especiais, como telhas resistentes a musgo. Algumas pessoas gostam de instalar duas camadas de telhas, mas apenas uma camada deve proteger o telhado por anos.
Algumas pessoas gostam de instalar duas camadas de telhas, mas apenas uma camada deve proteger o telhado por anos (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)