Contente
Existem dois tipos de tubulações de água que se deve enterrar. A tubulação de água principal da sua cidade, chamada de abastecimento da casa, e os canos de irrigação do gramado. Até que profundidade se deve enterrá-las depende dos tubos.
A que profundidade se deve enterrar tubulações de água (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Tubos de abastecimento
O tubo de abastecimento da sua casa é o que vem do registro -- a válvula entre o abastecimento de água municipal e as tubulações de água de sua propriedade -- até a sua casa. Ele deve ser enterrado, no mínimo, tão profundo quanto as regras de construção exigirem. Para descobrir as normas da sua área, você deve entrar em contato com o departamento responsável no seu município ou com a empresa de água.
Tubos irrigação
Tubos de irrigação não precisam ser enterrados profundamente, mas você deve drená-los durante o inverno para protegê-los. Esses tubos devem ser enterrados cerca de 20 cm abaixo da superfície para que fiquem seguros. Mantenha um mapa de sua localização para que você não os corte acidentalmente no futuro.
Chame um especialista antes de cavar
Antes de enterrar qualquer tipo de tubo, ligue para o departamento responsável e confirme a localização de todas as linhas elétricas, de gás, entre outras, que estejam enterradas. Não presuma que você está seguro pelo fato de estar cavando apenas 20 cm para instalar tubos de irrigação. A terra assenta, então as linhas podem estar mais perto da superfície do que você pensa.