Contente
Desde de novembro de 2010, a Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas (WiMAX) e 3GPP Acordo de Longo Prazo (LTE) são anunciados como redes 4G e considerados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) como candidatas à tecnologia 4G. As redes de Acesso de Pacotes em Alta Velocidade (HSPA+) também são comercializadas nos EUA como redes 4G embora não sejam reconhecidas pela UIT.
As redes 4G serão melhores do que as redes atuais. (cell phone tower image by Stephen VanHorn from Fotolia.com)
Rede de dados pura
A rede atual de 3G para celulares lidam com a voz e os dados separadamente. Uma das mudanças mais significativas para a rede 4G é a de que será uma rede de dados, transferindo pacotes de dados no Protocolo de Internet (IP). Uma rede completamente baseada em dados permitirá uma banda maior, o que significa que mais dados passarão pela rede.
Velocidade
Em outubro de 2010, a UIT definiu que as redes 4G devem ter um pico de velocidade de download de dados de 100 Megabits por segundo (Mbps) em aplicativos para celular como em celulares e dispositivos de rede roaming e 1 Gigabit por segundo (Gbps) em locais fixos.
Desde de novembro de 2010, nenhuma tecnologia de rede pode dizer que possui esses padrões embora todas as redes atualmente comercializadas como 4G tenham uma velocidade melhor do que as do 3G que chega no máximo 1 Mbps. O padrão atual da WiMAX 802.16, usado principalmente pela Nextel e ClearMobile, tem uma velocidade máxima atual de 3,0 Mbps enquanto a LTE tem uma velocidade máxima em teoria de12 Mbps.
Alcance
O alcance atual da tecnologia de rede 3G é aproximadamente de 16 Km em condições ideais. A WiMAX candidata ao 4G atualmente tem um alcance de 50 Km em condições ideais.
Hand Off
Embora as redes atuais de 3G tenham a capacidade de transferir dados quando um usuário troca a área coberta por 3G, essa transferência pode ser paralisada devido a problemas de compatibilidade. Os padrões melhorados da rede 4G eliminarão isso, permitindo um hand off mais suava de uma área para outra sem interrupção das transferências de dados. Isso resultará numa transferência mais suave para o usuário.
Mais dispositivos e aplicativos
Diferente dos smartphones e netbooks com o 3G atual, que processam levemente, os dispositivos de rede 4G podem se aproveitar da banda e velocidade maiores para utilizar aplicativos mais pesados. Um dos usos mais esperados da rede 4G é com a alta definição, televisão digital e celulares. Outros aplicativos aguardados incluem jogos onlines, GPS melhorado e telemedicina.