Contente
- Posição de dormir
- As manobras de Epley e Semont
- Corte do nervo
- Procedimentopara ligar o canal posterior
Quando minúsculos cristais de carbonato de cálcio no interior do ouvido interno rompem por causa de traumatismo craniano, resfriado ou idade avançada, os objetos podem flutuar no fluido do ouvido e, por vezes, causar vertigem posicional paroxística benigna (VPPB). Aqueles que sofrem desta condição podem sentir extremas tonturas, náuseas e vômitos. Há, no entanto, opções cirúrgicas e não cirúrgicas disponíveis para tratar a VPPB.
Os cristais de carbonato de cálcio no ouvido interno, por vezes, rompem e causam muita vertigem. (ear image by Connfetti from Fotolia.com)
Posição de dormir
A VPPB geralmente cura por si só dentro de algumas semanas, mas até ela desaparecer, uma pessoa que sofre dessa doença pode prevenir os sintomas não deitando sobre o lado afetado.
As manobras de Epley e Semont
Um paciente que sofre de VPPB pode encontrar alívio após a realização de manobras especiais, com a ajuda de seu médico. A manobra de Epley envolve mover a cabeça sequencialmente em quatro posições diferentes. Com a manobra Semont, um paciente que está deitado é movido de um lado para o outro, muito rapidamente. Depois desses procedimentos, o paciente é obrigado a permanecer deitado durante 48 horas. Um estudo da Universidade do Centro Médico de San Diego, Califórnia, mostrou que 75 por cento das pessoas que realiza as manobras são curadas da VPPB.
Corte do nervo
Se as técnicas de manobras não são eficazes no alívio de VPPB de um paciente, um procedimento cirúrgico chamado neurectomia singular pode ser a resposta. A neurectomia singular, também conhecida como a secção do nervo ampular posterior, envolve o corte do nervo no interior do ouvido que estiver sendo irritado pelos cristais de cálcio. Em alguns pacientes, no entanto, o nervo está em local apertado e difícil de cortar. Tonturas, perda auditiva e zumbido dos ouvidos podem ser o resultado final da cirurgia.
Procedimentopara ligar o canal posterior
Este procedimento cirúrgico envolve a realização de uma incisão por trás da orelha e a envoltura do canal auditivo com tecido, para evitar que os cristais flutuem no interior do canal auditivo. O paciente que se submeter a essa cirurgia geralmente sentirá inchaço e perda de audição semanas depois, mas, na maioria dos casos, os sintomas da VPPB são curados.