Contente
- Identificação
- Competências de atributo pessoal
- Competências inerentes
- Competências específicas de gestão
- Competências específicas do papel
Um modo de definir seu papel como gerente de recursos humanos (RH) é dizer que você supervisiona a contratação e o treinamento de funcionários. Embora isso seja tecnicamente correto, essa definição não identifica o conhecimento e as habilidades que deve-se ter para cumprir suas atribuições. Uma descrição mais clara de seu papel e de suas responsabilidades vem da identificação das quatro competências de um gerente de recursos humanos.
Recrutamento de funcionários é uma competência específica da área de recursos humanos (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
Identificação
As quatro competências de um gerente de recursos humanos são atributos pessoais, o âmago, a liderança e a gerência, além das competências específicas do papel. Cada uma é tanto uma fonte de informação quanto uma ferramenta para medir a performance. Como fonte de informação, cada uma define um grupo de critérios ou expectativas, incluindo habilidades, conhecimento, capacidades e comportamentos que definem performances excelentes para um papel específico dentro da gestão de RH. Uma comparação do seu grupo de competências contra expectativas padrões fornece um modo de medir a performance. Quanto mais seu grupo de habilidades se encaixa nessas expectativas, mais alto é o nível de sua performance.
Competências de atributo pessoal
Atributos pessoais incluem expectativas que se aplicam a todos trabalhando no departamento de RH. Expectativas relacionadas às competências de atributo pessoal incluem honestidade, integridade, compromisso, ações orientadas para resultados e comportamento de aprendizado contínuo. Estes refletem em sua habilidade e vontade de se automotivar, autoavaliar, trabalhar como um time e adaptar-se bem às mudanças.
Competências inerentes
Competências inerentes incluem conhecimento, habilidades e foco que você precisa para executar tarefas diárias. Estas estão relacionadas ao seu papel como gerente de recursos humanos com expectativas que incluem, por exemplo, um completo entendimento das leis de RH e políticas, e a habilidade de monitorar e apoiar práticas de negócios éticas e legais. Expectativas de gestão de talento incluem o processo e procedimentos que você desenvolve para selecionar, contratar, treinar e retreinar empregados. Habilidades de avaliação e medida são essenciais para identificar, endereçar e monitorar programas e atividades de RH. Também é essencial o conhecimento e a habilidade de ser um advocado do empregado. Como a pessoa intermediária, você trabalha para balancear as necessidades de sua empresa e as de seus empregados, e trabalha para desenvolver e manter boas relações entre empregado e empregador.
Competências específicas de gestão
Competências de liderança e gestão focam em tarefas que tanto motivam quanto aquelas que gerenciam. Tarefas que você executa variam desde aquelas com um foco em toda a empresa, até aquelas que focam em empregados individuais. Habilidades de pensamento crítico e conhecimento profundo de planos estratégicos, equipe e papéis dos empregados são essenciais para estabelecer e monitorar objetivos que atinjam os objetivos da empresa. Habilidades de comunicação e networking são importantes para promover o trabalho em equipe, inspirar e criar canais abertos de comunicação. Negociação e habilidades de resolução de conflitos são também um elemento crítico das competências de liderança e gestão.
Competências específicas do papel
Competências específicas do papel estão relacionadas especificamente às especialidades da gestão de RH. Seu papel como um gerente de RH pode focar em uma área como treinamento, compensação, benefícios ou recrutamento e contratação. Cada um desses papéis requer conhecimento técnico e especializado, habilidades que apoiem o desenvolvimento do programa e a habilidade de implementar cada um deles.