Contente
Os pandas gigantes são uma espécie em extinção, mas a ameaça a sua espécia tem mais a ver com a escassez de bambu e de habitat e a caça feita por humanos do que a predação por inimigos naturais. Os pandas gigantes têm poucos predadores naturais devido a suas vantagens defensivas e os animais que tentam atacá-los tendem a ser presas vulneráveis.
Pandas gigantes são ótimos escaladores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Grandes felinos
Mesmo que eles prefiram predar ovelhas, íbex, pássaros alpinos e roedores, os leopardos, especialmente os comuns e os da neve, também caçam pandas gigantes. Leopardos atacam pandas que são fracos ou vulneráveis, como filhotes, pandas velhos e pandas que estão doentes. O habitat do leopardo comum é o mesmo do panda gigante. O gato-bravo-dourado-da-ásia é outra espécie de grande felino que pode atacar os filhotes de panda gigante; ele ataca nas regiões da Liangshan e Qionglai. O leopardo-nebuloso também caça filhotes de panda gigante na região de Liangshan.
Chacais
Chacais dourados são tipos de cães que andam em grupos e caçam pequenos pássaros, mamíferos e répteis. Eles frequentemente se alimentam de animais já mortos. No entanto, os chacais também poderão atacar pandas que eles percebam ser vulneráveis, incluindo filhotes, doentes e velhos. Chacais conseguem atacar os pandas com um ataque rápido: eles pulam nas costas deles e atacam seus olhos primeiro. Os lobos são uma espécie relacionada que também tentam atacar pandas gigantes às vezes.
Choquinha-de-coroa-listrada
As fuinhas de pescoço listrado podem ser encontradas caçando pandas nas regiões de Minshan, de Qionglai, e de Liangshan, na China. Elas são carnívoras e se assemelham com doninhas, porém são maiores. Embora a dieta típica delas consiste de vertebrados e invertebrados menores, juntamente com frutas, essas fuinhas também são conhecidas por caçarem animais que são do mesmo tamanho ou maior do que elas, incluindo pandas filhotes.
Defesas dos pandas
Os pandas gigantes não são agressivos; eles são criaturas pacíficas que normalmente tentam evitar o confronto. No entanto, se eles são incapazes de escapar, lutarão com força bruta - um panda adulto é quase duas vezes mais pesado do que um humano também adulto. Pandas também têm músculos poderosos na mandíbula que estão bem adaptadas devido ao esmagamento de talos de bambu. Os pandas gigantes são também escaladores e nadadores qualificados, o que lhes garante múltiplas vias de fuga caso confrontado. Como resultado de suas habilidades defensivas, os pandas têm poucos inimigos naturais e são adversários dignos para qualquer criatura que tentar atacá-lo.