Contente
Se olhar para um mapa da Ásia, a primeira coisa que você poderá notar é o tamanho do continente, que se estende desde o arquipélago do Japão e as Filipinas até as montanhas no sul da Ásia e os vastos desertos e planícies. Essa variedade torna a geografia da Ásia um campo interessante de estudo para os historiadores.
Um olhar sobre o enorme continente asiático revela uma considerável diversidade geográfica (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Desertos
Os maiores desertos asiáticos se localizam na China: de Gobi e de Takla Makan. No entanto, o Oriente Médio também está repleto de desertos. Além disso, a Índia também possui alguns representantes.
Ilhas e penínsulas
Os países Indonésia, Japão e Filipinas são formados apenas por ilhas e, por isso, são chamados de nações de arquipélago. Só a Indonésia possui mais de 13 mil ilhas. As penínsulas são porções de terra rodeadas de água pelos lados exceto um, que a une ao continente. As principais penínsulas da Ásia se encontram na Malásia, Índia, Arábia Saudita e Indochina (Vietnã e Camboja).
Vulcões e cordilheiras
Só no Japão, existem 165 vulcões, sendo 54 ativos. O mais alto nesse país é o Monte Fuji, que (felizmente) está inativo.
A cordilheira mais conhecida da Ásia é o Himalaia, onde estão os montes K2 e Everest. Ela possui cerca de 2.500 quilômetros de comprimento, que se estendem do Mar Negro até o planalto tibetano, servindo como parte da barreira que mantém a Índia separada do resto do continente.
Outras cordilheiras de montanhas incluem o Cáucaso e Kush, no sul da Ásia, estendendo-se para o oeste. O Knot Pamir, às vezes chamado de "Topo do Mundo", é o pico mais alto nessa área.
Vales e planícies
No norte da Índia, existem as planícies do Ganges. Na China, os principais rios, Yangtze, Amur e Huang Ho atravessam um vale de quase 2.600 quilômetros de comprimento. Os rios Mekong, no Vietnã, e Salween e Irrawaddy, em Mianmar, também passam por grandes vales.