Contente
O soro do leite é encontrado naturalmente no leite de vaca liofilizado e usada em pó em bebidas, barras ou outros produtos ricos em proteínas. A diarreia não é um efeito colateral comum ao usar a proteína do soro. No entanto, se essa condição aparecer, é necessário evitar esse alimento até ir a um médico - pois esse pode ser um sinal de alguma doença séria. As condições mais comuns que podem causar diarreia após tomar qualquer quantidade de proteína do soro são a intolerância à lactose, intolerância ao leite ou alergia ao leite.
O soro de leite é uma proteína encontrada no leite (droplet in milk image by jimcox40 from Fotolia.com)
Alergia ao leite
Diarreia causada pelo soro de leite pode estar relacionada à alergia ao leite, que pode induzir sintomas de gastrite minutos após o consumo. Em certas pessoas, a proteína do soro pode fazer com que o sistema imune reaja como se o corpo estivesse sob ataque. Durante uma crise alérgica a leite, o sistema imune entende o soro de leite como uma substância perigosa, embora seja segura para consumo. O corpo luta contra o produto criando anticorpos imunoglobulina E, também conhecidos como IgE, de acordo com o site MayoClinic.com. Os anticorpos IgE na corrente sanguínea fazem os mastocidos localizados nos tecidos conjuntivos produzirem histamina. Isso causa inflamação e inchaço nos tecidos conectivos, como por exemplo no revestimento do intestino, causando diarreia.
Intolerância ao leite
A intolerância ao leite difere da alergia porque não é causada pelo sistema imune. A intolerância ocorre quando o intestino não produz enzimas apropriadas para a digestão do leite. As proteínas precisam ser digeridas antes de serem absorvidas pelo corpo. Porém, se não houver produção de enzimas necessárias para a digestão, as proteínas permanecerão não digeridas, causando inflamação e irritação no trato digestivo. Ao contrário da alergia ao leite, a diarreia provocada pela intolerância pode demorar até algumas horas para ocorrer.
Intolerância à lactose
De acordo com o Whey Protein Institute, a proteína do soro do leite contém 0,1g de lactose por colher de chá de pó do produto. Em um quadro de intolerância, é possível desenvolver diarreia após consumir o soro de leite que contenha lactose, que é o açúcar presente nos laticínios. Neste caso, o intestino não produz lactase, a enzima que quebra esse açúcar em formas menores.
Tratamento
Se a diarreia for originada de alergia ao leite ou intolerância ao leite, será necessário eliminar de sua dieta o leite e todos os produtos que contenham o soro do leite. No caso de intolerância à lactose, é possível tomar suplementos da enzima lactase para prevenir a diarreia.