Contente
- O cuidado do papagaio Eclectus
- Problemas respiratórios
- Depenação
- Doença de bico e penas (PBFD)
- Problemas de fígado
Os papagaios Eclectus são oriundos de florestas tropicais do mundo e são mais comumente reconhecidos por seu dimorfismo sexual. Os machos são de cor verde brilhante, com os bicos alaranjados, penas da cauda e das asas azuis ou vermelhas e pesam 430 gramas. As fêmeas, por outro lado, são vermelhas e azuis, com bicos negros e pesam 450 gramas. Essa coloração impressionante popularizou as aves em casas e jardins zoológicos de todo o mundo.
Os papagaios Eclectus possuem algumas necessidades nutricionais específicas (parrot image by Alison Bowden from Fotolia.com)
O cuidado do papagaio Eclectus
Os papagaios Eclectus são animais de estimação populares, inteligentes e falantes. São aves sociais e necessitam de um ambiente calmo e inclusivo. Assim como as aves maiores, eles precisam de grandes gaiolas com muitos brinquedos, possuem necessidades nutricionais especiais, precisam de muita fruta fresca e não devem ser submetidos ao estresse. A má alimentação resulta em problemas de saúde.
Problemas respiratórios
Problemas respiratórios, como a aspergilose, atingem papagaios Eclectus de qualquer idade. Essas doenças resultam geralmente da ingestão de toxinas, mas também podem ocorrer como resultado de uma infecção fúngica. Os sintomas incluem mudança ou perda da voz. As complicações respiratórias são geralmente fatais.
Depenação
Qualquer papagaio Eclectus infeliz ou subnutrido pode começar a arrancar as próprias penas. Isso pode acontecer devido à desnutrição, tédio, infelicidade ou uma doença subjacente. Trate esse problema melhorando a nutrição e o nível de atividade do pássaro, dando-lhe mais brinquedos e e mais atenção. Isso ajudará se o problema for a infelicidade da ave. Se for devido a um problema subjacente, a condição requer cuidados veterinários.
Doença de bico e penas (PBFD)
Os papagaios Eclectus são vulneráveis à doenças de bico e penas (PBFD). De acordo com o site Avian Web, um vírus ataca e mata as células dessas partes da ave, levando à desfolhação. O vírus também ataca o sistema imunológico do pássaro e deixa-o vulnerável a uma variedade de infecções secundárias. A PBFD geralmente leva à morte devido à essa imunossupressão.
Problemas de fígado
Os papagaios Eclectus podem adquirir problemas de fígado se não forem bem cuidados. Um trato digestivo longo requer suplementações específicas. De acordo com o Avian Web, a incapacidade de alimentar essas aves com a quantidade necessária de frutas e vegetais frescos leva à problemas de fígado que culminam na perda de cor, desnutrição e, por fim, morte.