Contente
A maioria dos animais de estimação já urinou alguma vez em um carpete ou tapete. Muitas pessoas limpam a sujeira tão logo notem o problema, contudo, simplesmente limpar a urina pode não resolver o problema. Às vezes, o cheiro permanece, o que pode causar odores desagradáveis. Contudo, não é somente o cheiro que pode incomodar. Você também deve levar em conta sua saúde.
Quando animais urinam no carpete ou tapete, o problema pode ir além do cheiro (DTP/Digital Vision/Getty Images)
Olfato
Não é urina em si que pode prejudicar a saúde, e sim a amônia. Pequenas quantidades dessa substância não são prejudiciais à maioria das pessoas, além do incômodo causado pelo cheiro, contudo, grandes quantidades podem ser prejudiciais, pois a amônia produz um gás que pode ser perigoso para o olfato. Contudo, mesmo em casas onde os bichos urinem frequentemente em tapetes, é incomum que ela produza quantidades tão altas.
Alergias
Pessoas que tenham alergias ficam mais propensas a crises quando a casa tiver muita urina no tapete. Contudo, a não ser que a pessoa seja indubitavelmente alérgica a amônia, é possível que o animal ou o tapete causem a crise. As reações alérgicas podem produzir erupções no corpo, espirros ou dificuldade para respirar.
Asma
Pessoas com asma podem ter mais problemas na presença de carpetes contaminados com urina. Inalar amônia pode desencadear crises asmáticas. Quando isso ocorre, as vias aéreas se estreitam, o que dificulta a respiração ou até causa restrição nas cavidades peitorais.
Tratar o carpete
Se seu animal costuma urinar no carpete, contrate um treinador. Alguns animais são mais difíceis de treinar do que outros, o que às vezes não é culpa do dono. Contrate profissionais para lavar o carpete frequentemente ou compre um higienizador a vapor.