Contente
O agility é um esporte que varreu o mundo canino nos últimos anos. Ao contrário das mostras convencionais, muitas competições de agility são abertas a qualquer cão, independentemente do pedigree. O esporte ensina confiança a cães tímidos e dá aos cachorros mais ativos um canal positivo para sua energia.
As pistas de agility consistem em 15 a 20 obstáculos colocados em diversos padrões. Obstáculos comuns incluem saltos em altura e distância, rampas e "slalom".
Instruções
Pequenas guloseimas são motivações poderosas (dog biscuits image by Greg Pickens from Fotolia.com)-
Certifique-se de que o obstáculo para o salto esteja na configuração mais baixa. Se você for usar um obstáculo feito em casa, como um bastão ou arame, coloque-o no chão primeiro. Familiarize seu cão com o obstáculo. Mantenha o cachorro na coleira e deixe que ele fareje qualquer coisa que o deixe nervoso.
Em vez de jogar o bastão para que seu cachorro o pegue, coloque-o entre dois tijolos ou blocos de concreto e ensine seu cachorro a pular sobre ele (Dog on Beach with Stick image by Jennifer Barnes from Fotolia.com) -
Use o mesmo comando cada vez que chegar ao obstáculo, como "Pule" ou "Para cima", enquanto o cachorro passa por cima do obstáculo. Recompense o cachorro com elogios entusiasmados e um biscoito. Repita várias vezes, sempre recompensando o cão quando ele pular sem hesitação. Se ele se recusar a pular, simplesmente leve-o para longe e depois volte e tente de novo.
Um salto de competição (islay agility image by ziggyhendry from Fotolia.com) -
Erga o obstáculo um pouco. Se ele estava no chão antes, coloque-o sobre dois tijolos ou, se for um obstáculo comprado, eleve a barra para o próximo nível. Depois repita o Passo 2. Gradualmente, leve a barra para cima à medida que o cão se sair bem consistentemente.
Elevando a barra (jumping dog image by Earl Robbins from Fotolia.com) -
Remova a coleira e repita o exercício quando o cachorro estiver pulando consistentemente ao ouvir o comando. Depois, repita o procedimento usando o pneu ou bambolê, segurando-o na vertical.
Pulando por dentro do aro numa competição (dog show image by agno_agnus from Fotolia.com)
Ensinar os saltos
-
Vá até a mesa de pausa – o compensado quadrado. O cão vai precisar sentar e ficar quieto até que você dê o comando para que ele prossiga.
Você pode usar um quadrado marcado no chão se não tiver uma mesa ou quadrado para a mesa de pausa (samoed in the khibiny mountains image by Alexander Maksimov from Fotolia.com) -
Percorra o túnel. Primeiro, junte as pontas para que o cachorro o veja como apenas outro aro. Depois, estique-o um pouco, de maneira que o cachorro tenha que andar ou rastejar por dentro dele. Eventualmente, você deve conseguir fazer com que o cão passe pelo túnel, independentemente dele conseguir ou não ver o final.
Passar pelo túnel pode dar medo no começo, mas, uma vez que o cão esteja acostumado, ele vai fazê-lo facilmente (welpen im tunnel image by Regina Kaute from Fotolia.com) -
Percorra a gangorra. Ela é uma placa longa apoiada sobre uma plataforma; você pode usar os tijolos para montar uma plataforma baixa. O cão anda sobre a placa, tombando-a à medida que ele cruza o centro de equilíbrio. Use uma inclinação pequena no começo e aumente-a conforme o cachorro for ganhando confiança. Ensine-o a parar no centro e ir devagar até que a placa tombe para a frente.
A instabilidade da gangorra pode assustar o seu cachorro no começo (dog image by Vaida from Fotolia.com) -
Suba na rampa A. Este obstáculo é formado essencialmente por duas placas presas juntas para formar a ponta de um triângulo.
-
Caminhe pela plataforma elevada. Ela é uma rampa ascendente que leva a uma placa reta, seguida por uma rampa descendente. É melhor usar uma inclinação pequena no início. Quando o cachorro estiver confiante, você pode elevar a placa e usar uma inclinação mais íngreme.
Rampas e túneis
-
Posicione os bastões (de esqui) para o slalom a 60 cm de distância uns dos outros, numa linha reta.
-
Faça com que o cão ande por eles em zigue-zague, usando o mesmo comando todas as vezes.
-
Conecte fios "guia" a bastões alternados na altura dos ombros do cachorro – um fio na direita conectando os bastões de número ímpar, e um na esquerda para os bastões pares. Tente fazer o cachorro percorrê-los sem a coleira.
-
Remova os fios-guia e gradualmente coloque os bastões mais próximos uns dos outros quando o cachorro conseguir percorrê-los sozinho.
Ensine o slalom
Dicas
- Seu cachorro já deve ser treinado para vir, sentar e ficar quieto.
- Cada segmento do treinamento deve durar um curto período de tempo, como cinco minutos. Sessões mais longas vão fazer com que o cachorro perca o interesse.
- Sempre use comandos consistentes para cada obstáculo.
- Mantenha seu cão na coleira até que ele esteja confortável.
- Nunca deixe que o cachorro urine nos obstáculos.
- Mantenha a coleira curta até que o cão tenha aprendido a ficar parado nos obstáculos elevados – a rampa A, a gangorra e a plataforma elevada – sem pular para fora.
- Se possível, peça para um amigo ficar do outro lado dos obstáculos elevados. Isto vai fazer com que o cachorro se sinta mais seguro, e possivelmente vai evitar que ele pule.
- Concentre-se na precisão, não na velocidade.
Aviso
- Nunca deixe que o cachorro pule para fora de obstáculos como a rampa A, a gangorra e a plataforma elevada. Mantenha a coleira curta, e deixe que uma pessoa fique do outro lado do obstáculo para evitar que o cão tente pular. Pular para fora de obstáculos é tanto um fator de desclassificação em competições quanto um perigo para o cachorro.
- Embora você possa começar a treinar um filhote para obedecer em qualquer idade, você não deve tentar o treinamento de agility até que as juntas dele estejam desenvolvidas e que o cachorro tenha uma capacidade de atenção relativamente estável.
O que você precisa
- Kit básico de agility caseiro ou portátil, OU
- 8 tijolos ou blocos de concreto
- Quadrado de compensado de 60 cm
- Várias placas retangulares de compensado
- Bastão flexível ou cano de PVC leve
- 6 bastões de esqui
- Pneu de bicicleta ou bambolê
- Saco de biscoitos para cachorro