Contente
O Pex é um plástico flexível desenvolvido no final dos anos 60 para encanamentos. Ele esteve disponível na Europa por anos e foi levado para os Estados Unidos na década de 1980. O Pex é mais fácil de instalar do que canos de cobre e resiste a temperaturas extremas e aos produtos químicos usados hoje em dia nos encanamentos. Planejado para canos mais longos e com poucos acessórios, é também durável. No entanto, ele tem problemas que devem ser compreendidos quando você considerar usá-los.
Canos de Pex são usados ao invés de cobre para o transporte de água em algumas casas (Image by Flickr.com, courtesy of Peter Dutton)
Uso externo
Um dos grandes problemas do Pex é que ele não é apropriado para o uso externo. Ele foi projetado exclusivamente para o uso interno e subterrâneo no transporte de água. É resistente a temperaturas baixas, porém não aguenta o frio direto do ambiente externo. Também não é bom para o Pex ser exposto diretamente ao sol por longos períodos, pois a sua composição irá estragar e ele não vai cumprir sua função.
Roedores
Um problema irritante do Pex é que por alguma razão ele é atraente para camundongos e ratos. Esses roedores são conhecidos por mastigar o encanamento de Pex até o ponto de danificá-los, levando a vazamentos de água. Entre as possíveis razões para a atração estão as cores fortes dos canos, o gosto do plástico e o som da água, que eles podem ouvir e decidir roer para poder beber.
Biofilmes
Canos Pex também são conhecidos por ocasionalmente desenvolverem biofilmes de comunidades bacterianas quando o sistema não tem água com cloro. Isso é mais possível onde a água fica muito tempo parada sem ser utilizada. Os abastecimentos com água clorada não têm esse problema, mas quando não houver cloro o encanamento deve ser esterilizado uma vez por ano.
Reparo
Uma das grandes qualidades do Pex pode ser também uma fraqueza. Como esses encanamentos geralmente são longos, seu reparo pode ser mais difícil do que o de canos de cobre. Os acessórios do Pex são mais caros do que os comuns e, portanto, a reposição de uma seção pode custar mais do que o esperado. Eles também necessitam de ferramentas especiais, que são caras.
Conclusão
A flexibilidade, economia na instalação e confiabilidade são as marcas registradas do Pex. Portanto ele é uma boa alternativa aos tradicionais canos de cobre. Os problemas associados a esse tipo de cano geralmente são pequenos ou fáceis de prevenir e corrigir. Contanto que você os entenda e fique atento, o Pex vai cumprir sua função de fornecer água potável para a sua casa.