Contente
Ao escrever um discurso, a introdução e o final são tão importantes quanto o corpo da fala. Os primeiros 30 segundos do discurso devem agarrar a plateia imediatamente. O final deve ser impactante e poderoso, deixando a plateia com algo para se lembrar, seja um pensamento, uma ideia ou um sentimento.
Instruções
Os primeiros 30 segundos do discurso devem agarrar a plateia imediatamente (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)-
Determine para si mesmo para quem você falará, qual é o tópico e o foco, e quanto tempo deve ter o discurso. Faça um esboço de suas ideias. Seja específico e claro sobre cada ponto que você deseja abordar. Identifique qual é o tema e o objetivo.
-
Crie uma frase que capture o interesse da plateia imediatamente. Torne-a dramática ou cômica, dependendo do tipo de discurso que você estiver proferindo. A frase de abertura deve capturar a atenção do público ou "fisgá-lo". Um exemplo é o discurso "Eu tenho um sonho" de Martin Luther King, no qual ele se remete a Abraham Lincoln e Thomas Jefferson nos parágrafos de abertura, ligando os direitos dos afro-americanos aos prezados valores americanos.
-
Retorne às suas ideias principais e reveja qual é o resultado que você deseja no final da fala. O que você quer que a plateia sinta no começo, no meio e no fim? Para onde você está levando o público e como fará isto? Escreva sua introdução baseado nas respostas que você obteve a partir destas questões.
-
Comece a escrever o final após identificar a convocação. Talvez você tenha de voltar aos objetivos para descobrir isto. O que é que você deseja deixar para seu público? Quer motivá-lo ou inspirá-lo? Persuadi-lo a se adaptar a certo ponto de vista? Celebrar uma pessoa ou evento? Compartilhar seu conhecimento sobre um assunto?
-
Escolha um dos vários modos para acabar um discurso, que incluem: um resumo de seus pontos mais importantes, acabar com uma citação impactante, um desafio ou uma conclamação; um final engraçado; uma história pessoal; ou uma história de interesse humano. Há muitos outros modos para concluir sua fala; consulte nas referências algum site contendo outras ideias. Para escolher qual final será o melhor para você, indague-se novamente o que quer que seu público sinta após ouvir seu discurso.
-
Resuma os pontos principais da sua fala e dê aos ouvintes mais material para reflexão. Deixe seu público com memórias positivas do seu discurso. Conclua com um pensamento ou emoção final.
Dicas
- Há maneiras diferentes para escrever um discurso. Alguns preferem começar com um esboço, então prosseguir para os pontos principais, introdução e conclusão. Outros escrevem o esboço e recheiam com os pontos-chaves, então escrevem o final, depois a introdução. As duas formas podem ser eficientes e o que funciona melhor é mais uma questão de preferência do que de uma regra.
O que você precisa
- Computador ou papel e caneta