Contente
A porcelana e o esmalte são muito resistentes, mas produtos fortemente abrasivos e ácidos podem danificá-los. Esses produtos criam pequenos furos nesses materiais, fazendo com que o pó e a sujeira acabem indo parar dentro deles e levando você a usar novamente mais produtos abrasivos para limpar a banheira. Após o uso repetitivo, esses produtos acabarão desgastando a superfície. Uma banheira de porcelana ou esmalte pode durar anos se você for cuidadoso na hora de limpá-la.
Instruções
Uma banheira brilhante como nova (Bath Tub image by Ritu Jethani from Fotolia.com)-
Esfregue a banheira de porcelana ou esmalte com uma solução de 15 ml de amônia em 4 litros de água quente. Enxágue bem após esfregar. Ligue o exaustor, caso tenha, ou então abra janelas e portas para criar uma corrente de ar no ambiente. Use luvas de borracha e uma máscara descartável para se proteger dos gases da amônia.
-
Coloque várias toalhas de papel no fundo da banheira. Derrame água sanitária sem diluir sobre as toalhas de papel até que estejam completamente molhadas. Deixe-as no lugar de 15 a 30 minutos. Em seguida, enxágue a banheira com água morna e seque-a com uma toalha.
-
Remova ferrugem da porcelana ou do esmalte com uma pasta de 225 gramas de bórax com 50 ml de suco de limão. Coloque a pasta em uma esponja e esfregue a região afetada. Enxágue bem.
-
Remova manchas de água seca enchendo a banheira com água de torneira quente e 750 ml de vinagre branco. Deixe de molho por quatro horas. Enxágue bem.
-
Esfregue sua banheira de porcelana ou esmalte, após a limpeza, com vinagre puro. O vinagre remove qualquer resíduo de sabão deixado na superfície. Enxágue-a com água fria.
-
Esfregue a banheira com uma toalha velha para poli-la.
Dicas
- Não use alvejante em pias ou banheiras antigas. É possível que a porcelana ou o esmalte velhos sofram danos.
O que você precisa
- 15 ml de amônia
- Luvas de borracha
- Máscara descartável
- Água sanitária
- Toalhas de papel
- Bórax
- Suco de limão
- Esponja
- Vinagre branco