Contente
As trepadeiras são um elemento importante em muitos jardins. Sua natureza vertical coloca cor e perfume ao nível dos olhos e dá ao jardim uma qualidade tridimensional no que, muitas vezes, seria outra paisagem plana. Podar trepadeiras pode parecer uma tarefa complicada e difícil. Muitos jardineiros, sabendo que cada uma precisa ser podada no tempo certo e da maneira correta, adiam a poda até elas se tornem uma bagunça. Uma olhada em algumas trepadeiras específicas serve como uma cartilha sobre como podá-las.
Instruções
Como podar trepadeiras (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images)-
Pode as trepadeiras que florescem em madeira nova na primavera, como as rosas, no início dessa estação, conforme os brotos de folha começam a se abrir. Corte os galhos ou caules mais antigos próximos ao tronco principal e apare cerca de um terço dos ramos restantes.
-
Pode as trepadeiras que florescem no outono, como a clematis doce outonal (Clematis terniflora), a qualquer momento durante a primavera. A maioria dessas trepadeiras podem ser podadas severamente -- até cerca de um terço do seu tamanho.
-
Pode a hortênsia trepadeira (Hydrangea petiolaris) e outras trepadeiras que florescem em madeira velha logo após elas darem flores. Essas trepadeiras brotam no verão, invernam e florescem na primavera e no verão seguinte. Pode cerca de um terço.
-
Pode forrageiras, como madressilva, Cerastium tomentosum, Euonymus fortunei e hera, somente quando seu crescimento se tornar invasivo ou quando alguns ramos ficarem desajeitados ou desordenados. Essas trepadeiras vigorosas podem ser podadas moderada ou severamente na primavera.
Dicas
- É sempre apropriado podar as trepadeiras mortas ou doentes. Da mesma forma, as trepadeiras que crescem fora de controle e interferem com passarelas ou caminhos podem ser podadas a qualquer momento.
O que você precisa
- Alicate de poda
- Tesoura de poda com cabo longo
- Luvas de jardinagem