Contente
- Use mapas para dar orientações
- Use mapas para pedir orientações
- Jogos de interpretação com mapas
- Use sua localização física
Tomar e dar orientações em uma língua estrangeira é uma habilidade básica necessária, particularmente para os alunos que pretendem passar algum tempo em um país ou ambiente onde essa língua é falada. Felizmente, você poderá realizar na sala de aula muitas atividades de inglês como segunda língua, para aprofundar o conhecimento desse idioma.
Aprenda como dar e receber orientações na aula de inglês
Use mapas para dar orientações
Adquira cópias de mapas das ruas locais. Elas podem ser facilmente baixadas da internet e depois impressas. Selecione e realce vários locais no mapa que funcionem como pontos de referência para serem usados nesta atividade. Por exemplo, pode escolher a estação de correios e biblioteca local mais próximas. Peça aos alunos para que pensem sobre o que diriam, usando frases e vocabulário chave, de maneira a explicarem o percurso entre uma zona e outra no mapa. Eles devem anotar as frases e praticá-las na oralidade com outro aluno em um jogo de interpretação (role play).
Use mapas para pedir orientações
Você pode realizar uma variante à atividade anterior pedindo a um aluno que transmita pontos de referência de um mapa local enquanto outro aluno traça o que ouve em um mapa semelhante, mas em branco. Evite mostrar ao aluno como desenhar o percurso. Porém, se perceber que ele está cometendo um erro, pode corrigi-lo em inglês para que ele retome o trajeto e chegue ao destino planejado.
Jogos de interpretação com mapas
Para fazer esta atividade, peça aos alunos para trabalharem em pares. Um deles será o taxista e o outro o passageiro, que deverá explicar ao taxista como chegar ao destino desejado usando as frases e os termos chave necessários para dar e tomar orientações. Pode-se também simular uma outra situação, em que os alunos devem fingir serem estrangeiros que se encontraram em uma rua pública e um deles pede ajuda para encontrar um local. Nesse cenário simulado, pode introduzir frases de cortesia como introduções, saudações e conversas casuais.
Use sua localização física
Quer esteja aprendendo inglês em casa ou em uma escola, você pode praticar alguns exercícios de como deve pedir e receber orientações em sua região. Por exemplo, na escola, peça aos alunos que expliquem aos colegas como devem fazer para se deslocarem de uma sala para outra, usando as frases e o vocabulário chave para essa lição. Pode também fazer um jogo, em que um aluno dá orientações à turma sobre outro local no interior da escola e você vê qual é o aluno que adivinha essa localização em primeiro lugar. Seja qual for a atividade escolhida para praticar em uma aula de inglês como segunda língua, certifique-se de entregar antecipadamente aos alunos as palavras e frases chave, junto com outras atividades variantes.