Contente
Quando uma pessoa inala oxigênio, ele vai até os pulmões, onde então os glóbulos vermelhos se ligam ao elemento para que este seja bombeado pelo coração e espalhado pelo organismo. A saturação de oxigênio é apenas a quantidade este gás no sangue.
Saturação de oxigênio é a quantidade deste gás presente no sangue (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Níveis normais
O nível de saturação de oxigênio considerado normal varia entre 95 e 100%. Este índice é considerado suficiente para que os órgãos e tecidos recebam a quantidade necessária de oxigênio para funcionar. Um nível de saturação adequado é essencial para manter uma pessoa viva.
Níveis baixos
Uma pessoa com um nível de saturação baixo possui uma quantidade inadequada de oxigênio na corrente sanguínea. Nesse caso, os órgãos internos não recebem a oxigênio o suficiente para manter o seu funcionamento normal, e o paciente pode sentir fadiga ou até sofrer um ataque cardíaco.
Considerações
Pessoas com doenças pulmonares crônicas obstrutivas não conseguem respirar normalmente quando possuem níveis normais de saturação, portanto precisam viver com níveis reduzidos para conseguir respirar.
Fatores psicológicos
Algumas doenças ou condições afetam os níveis de saturação de oxigênio. Reduções no nível de glóbulos vermelhos causados por anemia, sangramento excessivo ou desidratação podem reduzir a saturação e a sobrevivência irá depender de um aumento em seus níveis. Outros fatores que devem ser levados em consideração são doenças cardíacas e neuromusculares.
Estilo de vida
O estilo de vida de uma pessoa pode afetar os seus níveis de saturação de oxigênio. Uma dieta inadequada pode causar desperdício muscular, reduzindo a respiração e por consequência diminuindo os níveis de saturação. Obesidade, fumo e estresse também possuem o mesmo efeito.