Contente
Se o seu jardim está precisando de um pouco de cor, você pode considerar a possibilidade de plantar um canteiro de flores. Isso exige preparação, trabalho e dedicação, mas dá ao jardim um aspecto atrativo. Uma vez adaptado ao jardim, o canteiro requer pouca manutenção. Antes de começar a plantar, no entanto, você precisa fazer os preparativos e o planejamento, já que há alguns fatores que afetam o bom desenvolvimento e a sobrevivência do canteiro de flores no seu jardim.
Instruções
Prepare o canteiro antes de plantar as flores escolhidas (a yellow flower growing in the flower-bed image by alri from Fotolia.com)-
Comece o planejamento fazendo um desenho do seu jardim, indicando onde você quer plantar os canteiros e destacando os melhores locais para eles.
-
Usando o marcador de textos, destaque no mapa as áreas que recebem luz solar direta, parcial e sombra. Dê uma volta no seu jardim para verificar o tipo de solo de cada uma das áreas destacadas, anotando por exemplo se ele é fofo, arenoso ou argiloso.
-
Divida as flores que você quer plantar em categorias: uma para as que necessitam de luz solar direta, outra para as de luz parcial e uma terceira para aquelas que gostam de sombra. Isso vai garantir que você plante as espécies certas nas áreas correspondentes, garantindo melhores condições de desenvolvimento.
-
Com um ancinho ou arado manual, retire todas as ervas daninhas e plantas que você não quer nos canteiros de flores; além de limpar o canteiro, esse processo também serve para arejar o solo e prepará-lo para as flores.
-
Desenhe o perímetro dos canteiros usando tinta para grama, que pode ser de uma sobra de tinta para campo de futebol, se você já tiver em casa.
-
Use a pá para criar o canteiro, cavando ao longo da linha pintada um contorno de 7 a 10 centímetros de profundidade; retire a grama e a terra cavada do canteiro e afofe a terra com o arado manual para prepará-la para o plantio.
-
Plante primeiro as flores mais altas e maiores, que normalmente ficam na parte de trás do canteiro. Com uma pá pequena, cave um buraco para as raízes, coloque a flor no canteiro, cubra as raízes com terra e pressione o solo levemente, para fixá-las.
-
Plante as flores menores da frente das maiores, usando o mesmo método.
-
Regue o canteiro depois que tiver plantado todas as flores: as raízes precisam de água para sobreviver no novo solo. Coloque placas nas flores para orientar na rega; enquanto algumas flores precisam de muita água, outras variedades precisam de apenas um pouco para sobreviver.
O que você precisa
- Papel
- Lápis
- Marcador de textos
- Ancinho pequeno
- Arado manual
- Tinta para grama
- Pá
- Pá pequena para plantio
- Mangueira para regar