Contente
Os Boxers e os Pitbulls são muito populares nos EUA. Ambas as raças têm pelagem curta, fácil de cuidar - e focinhos menores, que causam receio em outros cães de focinhos mais longos, que nunca viram um cão de focinho curto. Ambas são inteligentes e fáceis de treinar, cheias de energia. Mas é aqui que as semelhanças terminam.
Filhote de Pitbull (Brian Christensen: Wikimeida Commons)
Raça
Apesar de os Boxers serem uma raça reconhecida ao redor do mundo, os Pitbulls não são. Eles são considerados um tipo de cachorro e não uma raça. A definição de raça é quando dois animais podem procriar uma ninhada que seja parecida com os pais. Isso não acontece com os Pitbulls. Nenhum canil europeu reconhece a raça. Apesar do Canil Clube Americano não reconhecer a raça, o Canil Clube Unido, menor que o primeiro, reconhece.
Legalidade
Os Boxers são legalmente reproduzidos, vendidos e possuídos na maioria dos países e cidades do mundo, pelo menos enquanto houver alguém que os mantenha em propriedade. Mas os Pitbulls - assim como os Pastores Alemães, Rottweilers e Dobermans - são geralmente banidos das vilas, municípios, cidades e até países como, por exemplo, na Inglaterra. Isso é devido à reputação dos Pitbulls.
Tamanho
Boxers são geralmente do mesmo tamanho e peso, enquanto os Pitbulls podem variar. De acordo com o Canil Clube Americano, os Boxers têm na média de 54 a 64 cm de altura no ombro e pesam de 23 a 40 kg. De acordo com o Guia Completo de Cães ASPCA, os Pitbulls podem ter tantos tamanhos, que é difícil determinar quais são os tamanhos e pesos médios, mas usualmente têm menos que 61 cm e pesam menos que 41 kg.
Cor
Pitbulls podem ter qualquer cor e qualquer padrão de pelagem possível. As cores mais aceitas para Boxers são todo marrom, malhados (pretos com listras marrons) e branco com creme. Muitos Boxers têm marcas brancas na barriga, pernas e rosto.
Saúde
Por causa da quantidade limitada de genes, os Boxers são mais susceptíveis a problemas de saúde do que Pitbulls. Os Boxers têm uma cintura muito mais fina que os Pitbulls, o que os faz mais sensíveis a doenças digestivas letais. Eles também são sensíveis à problemas no pâncreas, surdez, tumores cerebrais e cardiopatias. A cardiomiopatia é tão comum em Boxers que é apelidada de "cardiomiopatia do Boxer."
Boxer e seu filhote