Contente
A pirâmide alimentar é uma ferramenta usada para ensinar hábitos alimentares saudáveis, mas simplesmente olhar para ela pode não ser suficiente. Construir uma, no entanto, torna o estudo da pirâmide uma atividade interativa. Você pode fazê-la do tamanho que desejar, mas, quanto maior, mais espaço para escrever ou desenhar nela. Fazer uma pirâmide tridimensional lhe dá mais espaço ainda — em vez de apenas um triângulo plano, você tem quatro lados completos onde desenhar figuras ou escrever descrições de alimentos nas categorias apropriadas.
Instruções
A pirâmide alimentar é uma representação gráfica das orientações nutricionais (Comstock/Comstock/Getty Images)-
Desenhe um quadrado em um pedaço de papelão. Pode ser do tamanho que quiser — ele será a base da pirâmide.
-
Desenhe quatro triângulos saindo do quadrado. Cada lado dele é a base de um triângulo, então cada um deve apontar para uma direção diferente. Meça com uma régua para garantir que todos sejam do mesmo tamanho.
-
Recorte o desenho que foi formado. Deixando os triângulos presos à base quadrada, recorte todo o excesso de papel em volta. O resultado final deve ser semelhante a uma estrela de quatro pontas.
-
Dobre cada triângulo para cima e vinque a dobra. As quatro pontas devem se encontrar no alto, formando uma pirâmide. Cole as laterais dos triângulos com fita, para mantê-los no lugar.
-
Desenhe três linhas horizontais em cada lado da pirâmide, dividindo-os em quatro seções. Desenhe uma linha vertical através do centro do meio das duas seções, para que cada lado da pirâmide tenha seis seções.
-
Escreva exemplos de alimentos nos grupos alimentares apropriados. Por exemplo, escreva "pão" e "cereal" na seção inferior para grãos ou "doces" na seção superior para açúcares e gorduras.
Dicas
- Se a pirâmide for grande o suficiente, desenhe figuras de alimentos ou cole fotos tiradas de revistas.
O que você precisa
- Papelão
- Régua
- Caneta ou lápis
- Fita
- Tesoura