Contente
Apesar do esmalte ser muito resistente, ele poderá ficar embaçado e descascado depois de alguns anos esfregando o fogão a gás. Caso isso aconteça, é possível pintá-lo novamente. Para evitar lesões e garantir um resultado satisfatório, siga as regras de segurança necessárias para pintar o fogão. Como a tinta esmalte precisa ser curada no forno, é necessário ter acesso a uma fornalha própria, ou a um forno grande o bastante para curar a tampa do fogão a 50 °C.
Instruções
Como a tinta esmalte é curada pelo fogo, é resistente e durável (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)-
Desligue o registro de gás, apague as bocas do fogão e desconecte as linhas de gás.
-
Retire a grelha e as bocas da tampa do fogão e, depois, remova a tampa. Esse processo será diferente, dependendo da marca do aparelho utilizado. Utilize o manual do usuário para saber os passos exatos.
-
Limpe a sujeira e a gordura da superfície do fogão utilizando álcool desnaturado e um pano limpo.
-
Borrife primer de cromato de zinco na superfície da tampa do fogão e, depois, deixe-a curar segundo as instruções da embalagem. Isso geralmente requer uma temperatura de 50 °C por 30 minutos e um forno de cura grande o bastante para caber a tampa do fogão.
-
Lixe a superfície do primer com uma lixa de 800 grãos para remover as imperfeições.
-
Aplique uma segunda camada de primer à tampa do fogão e deixe-a curar sob a mesma temperatura e período de tempo anteriores.
-
Dissolva a tinta esmalte com um solvente próprio. Siga a proporção indicada no recipiente da tinta, pois cada fabricante possui requisitos diferentes.
-
Aplique uma camada de tinta esmalte e deixe curar por 30 minutos a 50 °C.
O que você precisa
- Álcool desnaturado
- Panos limpos
- Primer de cromato de zinco
- Forno para cura de esmalte
- Lixa de 800 grãos
- Solvente de esmalte