Contente
Depois que o Totó realizou um procedimento cirúrgico, seu comportamento natural leva-o a lamber a área da incisão. Os cães lambem as áreas machucadas instintivamente, para limpá-las. Infelizmente, essa prática danifica os pontos e arrisca abrir o ferimento. Ainda bem que existem diversos métodos para desencorajar um cão de lamber o local da cirurgia.
Método para evitar que os cães lambam o local da cirurgia (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
Colar elisabetano
Os veterinários geralmente colocam o colar elizabetano, também conhecido como cone, no cão para evitar que ele lamba os pontos. Esses grandes cones de plástico cercam a cabeça do cão, impedindo o acesso à área machucada. Para garantir que ele fique no lugar, os donos do animal devem amarrar o colar na base, ao invés de confiar na faixa de gaze que geralmente vem junto.
Os cães podem sentir certa dificuldade em se movimentar pela casa sem bater nos batentes de portas e mobília ao usar o colar elizabetano. Além disso, eles podem ter problemas para chegar na comida ou água. Os donos podem ajudar, elevando as tigelas de comida, colocando-as sobre livros ou outros apoios.
Colar elizabetano macio
A BonaFido Company fabrica um produto chamado "Soft-e-Collar", ou colar elizabetano macio. Ele é uma alternativa para o cone de plástico comum, que geralmente é estranho e desconfortável para os cães. Uma almofada coberta de vinil, grande e plana, que se encaixa ao redor do pescoço do animal permite que o cão realize suas atividades normais, sem o cone desajeitado que bloqueia a comida e faz com que eles esbarrem na mobília.
Cubra a área
Os especialistas do site VetInfo.com aconselham os leitores a cobrirem a área usando bandagens. Apesar das bandagens retardarem o processo de cura, os resultados indesejados das lambidas causam efeitos mais sérios, e devem ser evitados. Porém, alguns cães podem tentar retirar a bandagem, o que pode danificar os pontos. Alguns donos preferem outros métodos para cobrir a área, como colocar uma camiseta no cão, que será mais difícil de remover do que as bandagens.
Impedimentos tópicos
Produtos que têm gosto desagradável aplicados nos machucados evitam que os cães lambam a área. Por exemplo, produtos de maçã amarga combinam odor e gosto desagradável aos cães, o que faz com que eles evitem a área. Os produtos não irritam a pele sensível, nem causam irritação ou qualquer tipo de lesão. Além disso, eles não danificam tecidos, mobília ou o carpete.
Focinheira
Em casos extremos, onde outros métodos falharam, uma focinheira pode evitar que os cães acessem a área, mantendo sua boca fechada. É uma alternativa desagradável, mas bem sucedida em manter a área da incisão protegida. Você precisará remover a focinheira para permitir que seu cão coma e beba.